Efeitos da educação para o desenvolvimento sustentável nas normas pessoais quanto à escassez de água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465969079

Palavras-chave:

Educação para o desenvolvimento sustentável, Escassez de água potável, Teoria do valor-crença-norma, Sustentabilidade.

Resumo

Objetivo: Investigar os efeitos da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nas normas pessoais dos estudantes universitários quanto à escassez de água potável à luz da teoria da crença-norma de valor (VBN).

Design/metodologia/abordagem: A pesquisa empírica foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia. A amostra final foi composta por 1.096 universitários. O questionário foi validado qualitativamente e quantitativamente. Para o teste de hipóteses, foi utilizada a Modelagem de equações estruturais.

Resultados: O nível de EDS impactou positivamente apenas os valores biosféricos. Os achados demonstram que o impacto da EDS depende de sua qualidade, quantidade, distribuição e difusão nos currículos.

Implicações para pesquisa: Esta pesquisa está baseada na Teoria VBN e contribui para a literatura sobre EDS. Sugere ainda que valores dos indivíduos são, de fato, princípios norteadores de suas crenças.

Implicações práticas: Valores biosféricos tiveram um efeito positivo sobre as crenças ecológicas. No entanto, verificou-se que, para sentir a obrigação moral de agir, os alunos precisam acreditar que, de fato, a escassez de água potável é um problema sério para a sociedade.

Implicações sociais: Esta pesquisa agrega insights à questão de educar a geração mais jovem de estudantes, tendo em vista a recente crise hídrica (2021-2022) no Brasil.

Originalidade/valor: A análise dos efeitos do “nível de EDS” nos valores individuais impactando a cadeia VBN para explicar o enfrentamento do aluno à escassez de água potável é uma contribuição original deste estudo.

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Biografia do Autor

Thayse Santos da Cruz, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

 

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora no Departamento de Administração

Avenida Marechal Rondon Jardim s/n - Rosa Elze, São Cristóvão – Sergipe - Brasil, 49100-000

E-mail: thayse.cruz@hotmail.com
Telefone: + 55 (71) 98716-5613
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3873-7131

 

Sônia Maria da Silva Gomes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora titular na Faculdade de Ciências Contábeis

Avenida Reitor Miguel Calmon s/n Vale do - Canela, Salvador – Bahia- Brasil, 40110-903

E-mail: soniagomes3@gmail.com
Telefone: +55 (71) 98893-3428

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2024-4419

Paulo Soares Figueiredo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutor em Administração de Empresas, Boston University Questrom School of Business

Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor titular no Departamento de Gestão de Operações

Avenida Reitor Miguel Calmon s/n Vale do - Canela, Salvador – Bahia- Brasil, 40110-903

E-mail: paulo_s_figueiredo@hotmail.com

Telefone: +55 (71) 3283-7672

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4112-9682

Daniel Kouloukoui, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundação Visconde de Cairu (FVC)

Professor de graduação: cursos de Ciências Contábeis e Administração

Rua do Salete, 50 - Barris, Salvador – Bahia- Brasil, 40070-200

E-mail: danielkoulou@hotmail.com

Telefone: +55 (71) 99222-5587

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3375-6325

Erisson Souza Barreto da Cruz, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, BA

Graduando em Gestão Financeira, Universidade Salvador (UNIFACS)

Universidade Salvador (UNIFACS)

Avenida Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores, Salvador – Bahia- Brasil, 41820-021

E-mail: cruz.erisson@gmail.com

Telefone: +55 (71) 99233-1240

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5749-8546

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Cruz, T. S. da, Gomes, S. M. da S., Figueiredo, P. S., Kouloukoui, D., & Cruz, E. S. B. da. (2022). Efeitos da educação para o desenvolvimento sustentável nas normas pessoais quanto à escassez de água. Revista De Administração Da UFSM, 15, 721–742. https://doi.org/10.5902/1983465969079

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