Intenção de adoção de sistemas solares fotovoltaicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465967199

Palavras-chave:

Consumer behavior, Decision making, Purchase decision, Photovoltaic systems.

Resumo

Objetivo – É analisar a influência dos principais fatores que contribuem para a intenção de compra dos consumidores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede entre os consumidores de energia residencial.

Projeto/metodologia/abordagem – Pesquisa realizada com base em Korcaj et al. (2014) foi realizada em uma grande cidade brasileira; 209 respostas válidas foram obtidas diretamente. Os dados foram analisados utilizando-se modelagem de equações estruturais.

Achados – Entre as influências significativas das decisões estão os benefícios ambientais, financeiros e autarquias sobre o benefício global percebido e a construção do controle comportamental percebido sobre a intenção de compra; os benefícios sociais percebidos, no entanto, não foram uma influência relevante em oposição a estudos anteriores.

Limitações/implicações da pesquisa - Fraqueza da confiabilidade do modelo levando à exclusão do construído de custo total percebido, o que, por sua vez, poderia reduzir o viés amostral e aumentar a confiabilidade do modelo e quanto à clareza em relação ao produto "sistema de energia solar fotovoltaica", como nenhum texto foi utilizado; isso poderia ter deixado perguntas sem resposta devido à falta de conhecimento dos entrevistados sobre tecnologia solar.

Implicações práticas - O alto poder aquisitivo e o alto nível de escolaridade, juntamente com o clima e a geografia favoráveis, podem contribuir para perspectivas promissoras para o produto. Além disso, para promover a adesão da tecnologia na cidade é necessário aumentar benefícios, reduzir custos de tecnologia percebidos e valorizar a importância da geração de energia solar entre os grupos de referência.

Implicações sociais - A análise de fatores que influenciam as intenções dos moradores da cidade de adotar sistemas fotovoltaicos favorece uma promoção ainda maior da tecnologia na cidade.

Originalidade/valor - Contribui para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor sobre a intenção de adoção de tecnologias ecologicamente sustentáveis, ou seja, GCPSs, preenchendo assim uma lacuna na literatura sobre o comportamento do consumidor para este produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro José de Araújo Filgueira, Institution / Affiliation: Faculdade das AméricasCountry: Brazil

Name – Álvaro José de Araújo Filgueira

Institution / Affiliation: Faculdade das Américas

Country: Brazil

Biography Summary: Master of Business Administration from the University of Fortaleza.

Afonso Carneiro Lima, University de Fortaleza Country: Brazil

Name – Afonso Carneiro Lima

Institution / Affiliation: University de Fortaleza

Country: Brazil

Biography Summary: PhD in Business Administration from the University of Sao Paulo

ORCID (Required of all authors): 0000-0001-8780-3671

José Sarto Freire Castelo, University of FortalezaCountry: Brazil

Name – José Sarto Freire Castelo

Institution / Affiliation: University of Fortaleza

Country: Brazil

Biography Summary: PhD in Management from the University of Coimbra

ORCID (Required of all authors): 0000-0003-3552-9986

Referências

Abreu, J., Wingartz, N., & Hardy, N. (2019). New trends in solar: a comparative study assessing the attitudes towards the adoption of rooftop PV. Energy Policy, 128, pp. 347-363.

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), pp. 179-211.

Ajzen, I., & Fishbein, M. (1977). Attitude-behavior relations: a theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, 84, pp. 888-918.

Araújo, K., Boucher, J. L., & Aphale, O. (2019). A clean energy assessment of early adopters in electric vehicle and solar photovoltaic technology: geospatial, political and socio-demographic trends in New York. Journal of Cleaner Production, 216, pp. 99-116.

Candas, S., Siala, K., & Hamacher, T. (2019). Sociodynamic modeling of small-scale PV adoption and insights on future expansion without fee-in tariffs. Energy Policy, 125, pp. 521-536.

Chen, K. K. (2014). Assessing the effects of customer innovativeness, environmental value and ecological lifestyles on residential solar power systems install intention. Energy Policy, 67, pp. 951–961.

Cho, Y., Shaygan, A., & Daim, T. U. (2019). Energy technology adoption: case of solar photovoltaic in the Pacific Northwest USA. Sustainable Energy Technologies and Assessments, 34, pp. 187-199.

Choudhary, P., & Srivastava, R. K. (2019). Sustainability perspectives - a review for solar photovoltaic trends and growth opportunities. Journal of Cleaner Production, 277, pp. 589-612.

David, T. M., Buccieri, G. P., & Rizol, P. M. (2021). Photovoltaic systems in residences: a concept of efficiency energy consumption and sustainability in Brazilian culture. Journal of Cleaner Production, 298(20), pp. 1-11.

Ellaban, O., & Alassi, A. (2019). Integrated economic adoption model for residential gri-connected photovoltaic systems: an Australian case study. Energy Reports, 5, pp. 310-326.

Ferreira, A., Kunh, S. S., Fagnani, K. C., De Souza, T. A., & Tonezer, C. (2018). Economic overview of the use and production of photovoltaic solar energy in Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 81, pp. 181–191.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), pp. 39-50.

Garlet, T. B., Ribeiro, J. L. D., Savian, F. de S., & Siluk, J. C. M. (2019). Paths and barriers to the diffusion of distributed generation of photovoltaic energy in southern Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 111, pp. 157-169.

Garver, M., & Mentzer, J. (1999). Logistics research methods: employing structural equation modeling to test for construct validity. Journal of Business Logistics, 20(1), pp. 33-57.

Gastaldo, N. G., Rediske, G., Rigo, P. D., Rosa, C. B., Michels, L., & Siluk, J. C. (2019). What is the profile of the investor in household solar photovoltaic energy systems? Energies, 12, pp. 1-18.

Gotz, O., Liehr-Gobbers, K., & Krafft, M. (2010). Evaluation of structural equation models using the partial least square (PLS) approach. Em V. E. Vinzi, W. W. Chin, J. Henseler, & H. Wang, Handbook of Partial Least Squares (pp. 691-711 ). Heidelberg: Springer.

Graziano, M., Fiaschetti, M., & Atkinson-Palombo, C. (2019). Peer effects in the adoption of solar energy technologies in the United States: an urban case study. Energy Research & Social Science, 48, pp. 75-84.

Hair, J. J., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (1998). Multivariate data analysis. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Hair, J. J., Hult, T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. A. (2014). Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling. Los Angeles: Sage.

Henseler, J., Ringle, C. M., & Sinkovics, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, 20, pp. 277-319.

Jan, I., Ullah, W., & Ashfaq, M. (2020). Social acceptability of solar photovoltaic system in Pakistan: key determinants and policy implications. Journal of Cleaner Production, 274(20), pp. 123-140.

Jarvis, C., Mackenzie, S., & Podsakoffo, P. (2003). A critical review of construct indicators and measurement model misspecification in marketing and consumer research. Journal of Consumer Research, 30, pp. 202-217.

Karakaya, E., & Sriwannawit, P. (2015). Barriers to the adoption of photovoltaic systems: the state of the art. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 49, pp. 60–66.

Karjalainen, S., & Ahvenniemi, H. (2019). Pleasure is the profit - the adoption of solar PV systems by households in Finland. Renewable Energy, 133, pp. 44-52.

Kastner, I., & Wittenber, I. (2019). How measurements "affect" the importance of social influences on household's photovoltaic adoption - a German case study. Sustainability, 11(19), pp. 51-75.

Korcaj, L., Engel, R., & Sapda, H. (2014). Acceptance of Residential Solar Photovoltaic Systems among German Homeowners. Umweltpsychologie, 18, pp. 84-103.

Kosugi, T., Shimoda, Y., & Tashiro, T. (2019). Neighborhood influences on the diffusion of residential photovoltaic systems in Kyoto City, Japan. Environmental Economics and Policy Studies, 21, pp. 477-505.

Laumanns, U., Reiche, D., & Bechberger, M. (2004). Renewable energies in developing countries: issues, interests, and implications. Energy & Environment, 15(4), pp. 731-741.

Lukanov, B. R., & Krieger, E. M. (2019). Distributed solar and environmental justice: exploring the demographic and socio-economic trends of residential PV adoption in California. Energy Policy, 134, pp. 1-12.

Maia, D. A. (2016). Intenções de compra de sistemas fotovoltaicos dependentes de ganhos pessoais esperados e comportamento dos pares. Brasília, DF: Monografia, Departamento de Administração, Universidade de Brasília.

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro: Report Number.

Marques, A. C., Fuinhas, J. A., & Pires Manso, J. (2010). Motivations driving renewable energy in European countries: a panel data approach. Energy Policy, 38(11), pp. 6877–6885.

McDonald, N. C., & Pearce, J. M. (2010). Producer responsibility and recycling solar photovoltaic modules. Energy Policy, 38(11), pp. 7041-7047.

Moriggi, B. (2017). Evolução institucional e inovações recentes do setor de energia elétrica brasileiro: dilemas da regulação. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil.

Müller, S., & Rode, J. (2013). The adoption of photovoltaic systems in Wiesbaden, Germany. Economics of Innovation and New Technology, 22(5), pp. 519-535.

Oliver, M., & Jackson, T. (1999). The market for solar photovoltaics. Energy Policy, 27(7), pp. 371-385.

Palm, J. (2018). Household installation of solar panels – motives and barriers in a 10-year perspective. Energy Policy, 113, pp. 1–8.

Ramshani, M., Li, X., Khojandi, A., & Omitaomu, O. (2020). An agent-based approach to study the diffusion rate and the effect of policies on joint placement of photovoltaic panels and green roof under climate change uncertainty. Applied Energy, 261, pp. 1-16.

Rediske, G., Siluk, J. C., Gastaldo, N. G., Rigo, P. D., & Rosa, C. B. (2018). Determinant factors in site selection for photovoltaic projects: a systematic review. International Journal of Energy Resources, 43, pp. 1689-1701.

Ringle, C. M., Silva, D., & Bido, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), pp. 56-73.

Schelly, C. (2014). Residential solar electricity adoption: what motivates, and what matters? A case study of early adopters. Energy Research and Social Science, 2, pp. 183–191.

Sommerfeld, J., Buys, L., & Vine, D. (2017). Residential consumers experiences in the adoption and use of solar PV. Energy Policy, 105, pp. 10–16.

Uriona-Maldonado M., Caliari T., de Souza Costa, L. H., & Vaz C. R. (2021). The diffusion of solar photovoltaics in Brazil: a technological innovation system approach. In L. Pereira, J. Carvalho, P. Krus, M. Klofsten, & V. De Negri (Eds.). Proceedings of IDEAS 2019 (Vol. 198, pp. 377-385). Cham: Springer.

Vasseur, V., & Kemp, R. (2015). The adoption of PV in the Netherlands: a statistical analysis of adoption factors. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 41, pp. 483–494.

Xu, Y., Li, J., Quanyini, T., Peters, A. L., & C, Y. (2018). Global status of recycling waste solar panels: a review. Waste Management, 75, pp. 450-458.

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Filgueira, Álvaro J. de A., Lima, A. C., & Castelo, J. S. F. (2022). Intenção de adoção de sistemas solares fotovoltaicos. Revista De Administração Da UFSM, 15(1), 137–157. https://doi.org/10.5902/1983465967199

Edição

Seção

Artigos