Intenção de adoção de sistemas solares fotovoltaicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465967199Palavras-chave:
Consumer behavior, Decision making, Purchase decision, Photovoltaic systems.Resumo
Objetivo – É analisar a influência dos principais fatores que contribuem para a intenção de compra dos consumidores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede entre os consumidores de energia residencial.
Projeto/metodologia/abordagem – Pesquisa realizada com base em Korcaj et al. (2014) foi realizada em uma grande cidade brasileira; 209 respostas válidas foram obtidas diretamente. Os dados foram analisados utilizando-se modelagem de equações estruturais.
Achados – Entre as influências significativas das decisões estão os benefícios ambientais, financeiros e autarquias sobre o benefício global percebido e a construção do controle comportamental percebido sobre a intenção de compra; os benefícios sociais percebidos, no entanto, não foram uma influência relevante em oposição a estudos anteriores.
Limitações/implicações da pesquisa - Fraqueza da confiabilidade do modelo levando à exclusão do construído de custo total percebido, o que, por sua vez, poderia reduzir o viés amostral e aumentar a confiabilidade do modelo e quanto à clareza em relação ao produto "sistema de energia solar fotovoltaica", como nenhum texto foi utilizado; isso poderia ter deixado perguntas sem resposta devido à falta de conhecimento dos entrevistados sobre tecnologia solar.
Implicações práticas - O alto poder aquisitivo e o alto nível de escolaridade, juntamente com o clima e a geografia favoráveis, podem contribuir para perspectivas promissoras para o produto. Além disso, para promover a adesão da tecnologia na cidade é necessário aumentar benefícios, reduzir custos de tecnologia percebidos e valorizar a importância da geração de energia solar entre os grupos de referência.
Implicações sociais - A análise de fatores que influenciam as intenções dos moradores da cidade de adotar sistemas fotovoltaicos favorece uma promoção ainda maior da tecnologia na cidade.
Originalidade/valor - Contribui para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor sobre a intenção de adoção de tecnologias ecologicamente sustentáveis, ou seja, GCPSs, preenchendo assim uma lacuna na literatura sobre o comportamento do consumidor para este produto.
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