Competências-chave dos comerciantes dos mercados municipais: estudo de caso no Mercado do Livramento de Setúbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465963781

Palavras-chave:

Municipal Markets, Traders, Competencies Profile

Resumo

Objetivo – Este estudo tem como objetivo analisar o papel e importância das competências dos comerciantes dos mercados municipais. Propõe-se definir o perfil de competências ideal do comerciante (PCIC) num mercado municipal – Mercado do Livramento de Setúbal, Portugal – em termos das suas competências-chave, de modo a avaliar o grau de similaridade a esse perfil.

Design/metodologia – Recorreu-se a um estudo de caso, consubstanciado numa abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito aos diversos grupos de stakeholders (N = 36) que se relacionam com os mercados municipais.

Resultados – A ordenação da importância relativa das competências permitiu obter o PCIC, tendo-se verificado uma maior importância das competências mais técnicas em detrimento das competências soft. Cada um dos perfis de competências identificadas pelos diferentes grupos foram comparados ao PCIC sendo as percentagens de similaridade elevadas (superiores a 70%).

Implicações da pesquisa – Este estudo auxilia as associações profissionais e os responsáveis na conceção de modelos de gestão dos mercados locais com enfoque nas competências, orientando os seus esforços para o desenvolvimento das capacidades mais relevantes para o exercício da profissão.

Originalidade/valor – A sua originalidade assenta na inexistência de estudos de investigação centrados na análise das competências dos diferentes agentes dos mercados municipais. A análise do papel central de uma profissão pouco valorizada e estudada em contexto nacional, serve de âncora para outros estudos sobre as competências destes profissionais.

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Biografia do Autor

João Pedro Cordeiro, School of Business and Administration of the Polytechnic Institute of Setubal, Portugal.

Professor and researcher at Polytechnic Institute of Setubal – School of Business and Administration, Portugal. President of the Department of Organizational Behavior and Human Resource Management.

Luísa Cagica Carvalho, School of Business and Administration of the Polytechnic Institute of Setubal, Portugal.

Professor and researcher at Polytechnic Institute of Setubal – School of Business and Administration, Portugal. Department of Economics and Management.

Pedro Pardal, School of Business and Administration of the Polytechnic Institute of Setubal, Portugal.

Professor and researcher at Polytechnic Institute of Setubal – School of Business and Administration, Portugal. Department of Accounting and Finance.

Duarte Xara Brasil, School of Business and Administration of the Polytechnic Institute of Setubal, Portugal.

Professor and researcher at Polytechnic Institute of Setubal – School of Business and Administration, Portugal. Department of Marketing and Logistics.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Cordeiro, J. P., Carvalho, L. C., Pardal, P., & Brasil, D. X. (2021). Competências-chave dos comerciantes dos mercados municipais: estudo de caso no Mercado do Livramento de Setúbal. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 478–501. https://doi.org/10.5902/1983465963781

Edição

Seção

Artigos