Do consumo ao descarte de produtos e embalagens: estamos alienados?

Autores

  • Luis Felipe Nascimento UFRGS
  • Marcelo Trevisan UFSM e UFRGS
  • Paola Schmitt Figueiró UFRGS
  • Marilia Bonzanini Bossle UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596298

Resumo

O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Nascimento, UFRGS

Marcelo Trevisan, UFSM e UFRGS

Paola Schmitt Figueiró, UFRGS

Marilia Bonzanini Bossle, UFRGS

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Nascimento, L. F., Trevisan, M., Figueiró, P. S., & Bossle, M. B. (2014). Do consumo ao descarte de produtos e embalagens: estamos alienados?. Revista De Administração Da UFSM, 7(1), 33–48. https://doi.org/10.5902/198346596298

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)