Impacto do capital social no processo de formação e evolução da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM)
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596277Resumo
Este trabalho trata do processo de formação e evolução de uma organização internacional em rede, a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), sob a perspectiva do capital social. A importância deste estudo de caso se justifica tanto pela possibilidade de analisar o desempenho organizacional sob a perspectiva sociológica do capital quanto pela escassez de pesquisas em torno dessa temática, especialmente por retratar aspectos do contexto latino-americano. Sob uma concepção epistemológica interpretativista, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, fazendo uso de técnicas de entrevistas focadas e de Análise de Redes Sociais (ARS) com o auxílio do software UCINET. Como resultado, observou-se que, por meio das interações na rede, foi possível estabelecer normas e expectativas para o desenvolvimento das atividades, com interpretações e informações partilhadas por canais apropriados. Dessa forma, em razão de um conjunto de ativos intangíveis desenvolvidos com base nas relações interpessoais mantidas entre os participantes da AUGM, esta foi institucionalizada tanto nas universidades-membro como no meio internacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


