Valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão: uma análise junto a estudantes de administração e contabilidade

Autores

  • Francisco José da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Leonel Gois Lima Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/19834659612

Resumo

O propósito desta pesquisa foi o de analisar como os estudantes de Administração e de Contabilidade avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. Foi realizada uma revisão de literatura sobre valor, prestígio e identificação, além de um estudo de campo junto a 337estudantes dos dois cursos, na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análises descritivas, análise de variância e análise de regressão múltipla. Quanto aos resultados, é possível destacar que: (1) as avaliações variam por curso, com os estudantes de Contabilidade percebendo mais valor do que os de Administração; (2) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor foram: relação entre preço e qualidade, reputação da instituição, valor epistêmico e valor emocional. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições educacionais possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o seu curso e com a sua profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-15

Como Citar

Costa, F. J. da, & Oliveira, L. G. L. (2009). Valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão: uma análise junto a estudantes de administração e contabilidade. Revista De Administração Da UFSM, 1(3). https://doi.org/10.5902/19834659612

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)