O que se discute sobre gestão por competências no setor público: um estudo preliminar das construções
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595202Resumo
O mundo do trabalho passa por diversas transformações associada a pessoas e desempenho. Em meio a esse cenário, a discussão sobre competências faz-se necessária, especialmente a sob as práticas de recursos humanos adotadas no setor público. Com a finalidade de instaurar um campo de reflexão, o presente estudo teve como objetivo central investigar como estão sendo discutidas, a partir de estudos de caso, as articulações entre gestão por competências e setor público. Como principais resultados identificou-se que, embora existam algumas práticas no que tange à aplicação da noção de competências, principalmente nos estudos que apontaram o investimento em capacitação e desenvolvimento, o caminho a percorrer, no que se refere à adoção do modelo de gestão por competências, ainda é longo, principalmente na esfera pública, posto que a inclusão de novas ações e práticas precisam ser implementadas e as barreiras culturais precisam ser ultrapassadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


