Fluxograma como ferramenta de aperfeiçoamento e de controle em instuições públicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593790Resumo
DOI: 10.5902/198346593790
Os controles internos constituem-se em ferramentas fundamentais para a qualidade dos serviços prestados tanto pelas organizações públicas quanto privadas. A Gerência de Fiscalização de Alvarás da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por exemplo, possui dificuldades nesses controles. Tendo isso em vista, este estudo tem como objetivo descrever o processo de emissão de notificações realizado pela Gerência e sugerir pontos de controle, fazendo com que a Administração Pública aperfeiçoe sua arrecadação e com que os contribuintes não sejam cobrados indevidamente. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e foi realizado através de uma entrevista não estruturada, que permitiu a elaboração de um fluxograma evidenciando-se os pontos críticos a serem aperfeiçoados. Para esses pontos críticos, foram propostos procedimentos operacionais padrões a fim de estabelecer uma rotina, aprimorando os processos desempenhados. Além disso, foram propostas sugestões de melhorias com o objetivo de otimizar os serviços para uma melhor satisfação tanto do cliente interno quanto externo da organização.
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