Consumer myopia: um estudo cross-cultural sobre a atitude e o comportamento sustentável de estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465937665

Palavras-chave:

Sustainable consumption, Transcultural, Brazil, Germany

Resumo

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo geral verificar o nível de miopia de estudantes de Administração de diferentes culturas.

Design / metodologia / abordagem

Para tanto, a metodologia escolhida foi, quanto aos meios, quantitativa e qualitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva. Os dados primários foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicadas com estudantes de Administração brasileiros e alemães.

Resultados

Em relação aos resultados, observou-se que os alunos de ambos países apresentam atitudes e comportamentos semelhantes em relação à sustentabilidade; além disso, verificou-se miopia moderada quanto ao comportamento ambiental dos alunos de ambas as universidades, apesar das diferenças culturais.

Limitações / implicações da pesquisa

O presente estudo não pode generalizar os resultados para o universo Brasil e Alemanha, sendo uma das limitações do estudo a unidade de cultura pesquisada. Apenas estudantes de administração dos dois países foram estudados, além da amostra ser por conveniência.

Implicações sociais

Em Bremen, a economia de recursos é cultural, ela foi desenvolvida especialmente no pós-segunda guerra mundial, com as restrições impostas ao país. Do outro lado da comparação, temos Fortaleza, uma cidade do Nordeste do Brasil. O flagelo das secas nordestinas levou a região a desenvolver uma cultura de economia de água e recursos.

Originalidade / valor

O estudo testou empiricamente um novo conceito relacionado à sustentabilidade com pessoas de dois países com realidades diferentes. A miopia do consumidor identifica a visão de curto prazo dos consumidores preocupados apenas com a sua satisfação pessoal imediata, e que não vislumbram a possibilidade de aliar essa satisfação à sustentabilidade no longo prazo.

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Biografia do Autor

Iveltyma Ibiapina, Federal University of Ceará

Master in Administration and Controllership from the Federal University of Ceará (2017). A researcher at LESS - Study Group on Strategies for Sustainable Society. Graduated in Administration from the Federal University of Ceará (2016).

Marusa Hitaly Cunha, Federal University of Ceará

Master in Administration and Controllership from the Federal University of Ceará (2017). Specialist in Tax Management at Darcy Ribeiro Technology College. Bachelor of Business Administration from the State University of Ceará and Bachelor of Laws from the University of Fortaleza

Marlon Bruno Matos Paiva, Federal University of Ceará

He holds a degree in Business Administration from the State University of Ceará (2009). He holds a Master's degree in Administration and Controlling from the PPAC of the Federal University of Ceará, in the research line Organizational Studies and People Management. He is a doctorate student in Administration and Controllership from the PPAC of the Federal University of Ceará.

Cláudia Buhamra Romero, Federal University of Ceará

Full Professor at the Federal University of Ceará. Graduation in Administration from the Federal University of Ceará. Master's and Doctorate in Administration with the concentration in Marketing by FGV-SP, having completed a Master's degree from London Business School, England. Post-Doctorate in Marketing Administration in Montreal, Canada, at the John Molson School of Business at Concordia University, under the guidance of Prof. Michel Laroche.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

Ibiapina, I., Cunha, M. H., Paiva, M. B. M., & Romero, C. B. (2020). Consumer myopia: um estudo cross-cultural sobre a atitude e o comportamento sustentável de estudantes universitários. Revista De Administração Da UFSM, 13(5), 959–976. https://doi.org/10.5902/1983465937665

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