Consumer myopia: um estudo cross-cultural sobre a atitude e o comportamento sustentável de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465937665Palavras-chave:
Sustainable consumption, Transcultural, Brazil, GermanyResumo
Objetivo
O presente estudo tem como objetivo geral verificar o nível de miopia de estudantes de Administração de diferentes culturas.
Design / metodologia / abordagem
Para tanto, a metodologia escolhida foi, quanto aos meios, quantitativa e qualitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva. Os dados primários foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicadas com estudantes de Administração brasileiros e alemães.
Resultados
Em relação aos resultados, observou-se que os alunos de ambos países apresentam atitudes e comportamentos semelhantes em relação à sustentabilidade; além disso, verificou-se miopia moderada quanto ao comportamento ambiental dos alunos de ambas as universidades, apesar das diferenças culturais.
Limitações / implicações da pesquisa
O presente estudo não pode generalizar os resultados para o universo Brasil e Alemanha, sendo uma das limitações do estudo a unidade de cultura pesquisada. Apenas estudantes de administração dos dois países foram estudados, além da amostra ser por conveniência.
Implicações sociais
Em Bremen, a economia de recursos é cultural, ela foi desenvolvida especialmente no pós-segunda guerra mundial, com as restrições impostas ao país. Do outro lado da comparação, temos Fortaleza, uma cidade do Nordeste do Brasil. O flagelo das secas nordestinas levou a região a desenvolver uma cultura de economia de água e recursos.
Originalidade / valor
O estudo testou empiricamente um novo conceito relacionado à sustentabilidade com pessoas de dois países com realidades diferentes. A miopia do consumidor identifica a visão de curto prazo dos consumidores preocupados apenas com a sua satisfação pessoal imediata, e que não vislumbram a possibilidade de aliar essa satisfação à sustentabilidade no longo prazo.
Downloads
Referências
Ajzen, I. (1988). Attitudes, personality and behavior. Chicago: Dorsey Press.
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. organizational behavior and human. Decision Processes, 50, 179-211.
Ajzen, I. (2002). Residual Effects of Past on Later Behavior: Habitual and Reasoned Action Perspectives. Personality and Social Psychology Review, 6(2), 107-122.
Ajzen, I., & Fishbein, M. (1970). The prediction of behavior from attitudinal and normative variables. Journal of Experimental Social Psychology, 6, 466-487.
Anvar, M., & Venter, M. (2014). Attitudes and Purchase Behaviour of Green Products among Generation Y Consumers in South Africa. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5(21), 183-194.
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. 70 Ed. Lisboa/Portugal: LDA.
Barth, A., Adomssent, M., Fischer, D., Richter, S. & Rieckmann, R. (2014). Learning to change universities from within: a service-learning perspective on promoting sustainable consumption in higher education. Journal of Cleaner Production, 64, 72–71.
Bedante, G. (2004). A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Masters dissertation, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brazil.
Breyer, K, & Frein, M. (2009). Por que uma “Alemanha sustentável”? Retrieved May 14, 2017, from https://www.brot-fuer-die-welt.de/fileadmin/mediapool/2_Downloads/Sonstiges/Problemaufriss_pt.pdf
Caixeta. D. (2010). Atitudes e comportamentos ambientais: um estudo comparativo entre servidores de instituições públicas federais. Masters dissertation, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil.
Ceglia, D., Lima S., & Leocádio, A. (2015). An Alternative Theoretical Discussion on CrossCultural Sustainable Consumption. Sustainable Development, 23, 414–424.
Douglas, S. P.; & Craig, C. S. (2011). Convergence and divergence: Developing a semiglobal marketing strategy. Journal of Research in Marketing, 19(1), 82-101.
Doyle, R. & Davies, A. R. (2013). Towards sustainable household consumption: exploring a practice oriented, participatory backcasting approach for sustainable home heating practices in Ireland. Journal of Cleaner Production, 48, 260–71.
Feaac. (2018). Histórico e missão. Retrieved July 03, 2018, from http://www.feaac.ufc.br/sobre-a-feaac/12-historico-e-missao
Ferraz, S. F., Romero, C. B., Laroche, M., Rebouças, S. M., Reinaldo, H. O., & Costa, J. S. (2013, september). Mind the Gap: Um Estudo Cross-Cultural sobre Atitude, Intenção e Comportamento de Compra de Produtos Verdes. Event proceedings from Encontro dos programas de pós-graduação em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Fishbein, M.; Ajzen, I. (1975). Belief, Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research. Reading, MA: Addison-Wesley.
Goldschmidt, P. (1972). Marketing e o bem-estar da sociedade: uma perspectiva para os países subdesenvolvidos. Revista de Administração de Empresas. 12(3), 7-15.
Hair, J., Anderson, E., Tathan, L., Black., R., & William C. (2005). Análise Multivariada de dados. Tradução Adonai Schlup Sant’Anna e Anselmo Chaves Neto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Hofstede, G. (1984). Culture’s consequences: International differences in work-related values. Newbury Park, CA: Sage.
Hsb-Bremen. (2018). Geschichte. Retrieved July 03, 2018, from http://www.hs-bremen.de/internet/de/hsb/geschichteHsb/
Ibiapina, I. (2019). Componentes culturais e as práticas de descarte de resíduos sólidos no Brasil e na Alemanha. Masters dissertation, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brazil.
Ibiapina, I., Lima, S., Leocádio, A., & Lima, D. (2019) Cultural Dynamics and Sustainable Consumption: a Perception of Brazilian Students in Germany. Event proceedings from International Conference in Management, São Paulo, SP, Brazil.
Ikechukwu, F., Powei Daubry, M., & Iruk’a, H. (2012). Consumer Attitude: Some Reflections on Its Concept, Trilogy, Relationship with Consumer Behavior, and Marketing Implications. European Journal of Business and Management, 4(13), 38-50.
Janke, J., & Handy, S. (2019). How life course events trigger changes in bicycling attitudes and behavior: Insights in to causality. Travel Behaviour and Society, 16, 31-14.
Justo, M. (2016). O segredo que faz da Alemanha a economia mais sólida do mundo. BBC News. Retrieved May 14, 2018 from http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160131_segredo_alemanha_economia_ab
Kastanakis, M., & Voyer, B. G. (2014). The effect of culture on perception and cognition: a conceptual framework. Journal of Business Research, 67(4), 425-433.
Khan, M. (2007). Consumer Behaviour. New Delhi: New Age International.
Klöckner, C. (2013). A comprehensive model of the psychology of environmental behaviour: A meta-analysis. Global Environmental Change, 23(5), 1028-1038.
Levitt, T. (1960). Marketing myopia. Harvard Business Review, 38. 45-56.
Lorek, R. & Fuchs, D. (2013). Strong sustainable consumption governance e precondition for a degrowth path? Journal of Cleaner Production, v. 38, p. 36–43, 2013.
Luna D., & Gupta S.F. (2001) An integrative framework for cross-cultural consumer behavior. International Marketing Review, 18(1), 45–69.
McCracken, G. (1988). The long interview. Londres: Sage Publications.
Mota, M. O. (2013). Dimensões culturais e benefícios relacionais: uma pesquisa transcultural no contexto do consumo de serviços de brasileiros e canadenses. Doctorate thesis, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brazil.
Motke, F., Rosa, L., Lengler, L., Mainardi, J., & Trevisan, M. (2016). Consumer values for sustainability: a study with the students from accounting of Federal University of Santa Maria. Rev. Adm. UFSM, 9 special issue, 107-121.
Ottman, J. A., Stafford, E. R., & Hartman, C. L. (2006). Avoiding green marketing myopia: ways to improve consumer appeal for environmentally preferable products. Environment, 48(5), 22-36.
Paiva, M., Romero, C., Oliveira, L., & Guimarães, D. (2017). Consumer myopia: uma análise da atitude e do comportamento sustentável de servidores de instituições federais de ensino superior. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, Ed. Especial, p. 26-43.
Sheth, J., Gardner, D. M., & Garret, D. E. (1988). Marketing Theory: evolution and evaluation. John Wiley & Sons.
Silva, F. (2012). O papel da sustentabilidade ambiental para o consumidor brasileiro: um estudo no sistema agroindustrial de bonivicultura de corte em Campo Grande-MS. Masters dissertation, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MT, Brazil.
Teixeira, L., Silva-Filho, J., & Meireles, F. (2016). Consciência e Atitude Ambiental em Estudantes de Instituições de Ensino Técnico e Tecnológico. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 20(1), 334−350.
Vergara, S. C. (2007). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9 ed. São Paulo: Atlas.
Warde, A. (2014). After taste: Culture, consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, 14(3), 279–303.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


