Práticas do disclosure voluntário socioambiental em cooperativas agropecuárias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932504Resumo
O objetivo deste artigo é descrever o disclosure voluntário socioambiental em cooperativas agropecuárias brasileiras. A fim de atingir o objetivo traçado, foram analisados os relatórios anuais presentes nos websites de uma amostra não-probabilística das maiores cooperativas agropecuárias brasileiras, referentes ao período de 2015. Para a análise dos dados, foram utilizadas as médias por subcategoria e três índices de avalição de disclosure: Índice de Disclosure (ID), Índice de Disclosure das Empresas (IDE) e Índice Geral de Disclosure das Empresas (IGDE), Índice Geral de Disclosure social (IGDs). Além disso, foi desenvolvido um quinto índice de avaliação do disclosure: o Índice Geral de Disclosure ambiental (IGDa). Os resultados obtidos permitem afirmar que há mais divulgações de informações sociais do que ambientais, com destaque para, relação com empregados, preocupação com a comunidade e com educação, e que ainda falta muito para alcançar uma boa aderência de disclosure voluntário socioambiental pelas cooperativas agropecuárias analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


