Análise de redes sociais informais de amizade, confiança e aprendizagem em um restaurante
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932397Resumo
Objetivo – O objetivo da pesquisa foi analisar redes sociais informais que compõem a organização informal de um restaurante, especificando aspectos relacionais e estruturais de redes de amizade, confiança e aprendizagem estabelecidas entre seus trabalhadores.
Design/metodologia/abordagem – Foi utilizada a abordagem da Análise de Redes Sociais (ARS), que adota como princípio a perspectiva de que os atores e suas ações são interdependentes e que estabelecem conexões entre si. Participaram da pesquisa 24 trabalhadores de um restaurante da cidade de Fortaleza-CE, cujas redes sociais foram mapeadas e analisadas com o auxílio dos softwares Ucinet e NetDraw.
Resultados – Como resultados, identificou-se que as redes informais são bastante atuantes no restaurante. Sua formação e funcionamento fazem parte de uma cultura de trabalho da organização informal, não tendo necessariamente associação direta com cargos formais e setores. A organização informal assume uma certa independência em relação à estrutura formal, mas não totalmente, já que a configuração das redes de amizade, confiança e aprendizagem se associam à dinamicidade de funcionamento do restaurante e à relevância das atividades desempenhadas pelos trabalhadores.
Originalidade / valor – A pesquisa demonstra que a análise de redes socias permite um melhor entendimento das relações estabelecidas entre trabalhadores, bem como dos conteúdos intermediados, formação de grupos informais, identificação de atores que são lideranças e mapeamento de fluxos de informação, contribuindo para a compreensão da organização informal do trabalho.
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