Análise de redes sociais informais de amizade, confiança e aprendizagem em um restaurante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932397

Resumo

Objetivo – O objetivo da pesquisa foi analisar redes sociais informais que compõem a organização informal de um restaurante, especificando aspectos relacionais e estruturais de redes de amizade, confiança e aprendizagem estabelecidas entre seus trabalhadores.

Design/metodologia/abordagem – Foi utilizada a abordagem da Análise de Redes Sociais (ARS), que adota como princípio a perspectiva de que os atores e suas ações são interdependentes e que estabelecem conexões entre si.  Participaram da pesquisa 24 trabalhadores de um restaurante da cidade de Fortaleza-CE, cujas redes sociais foram mapeadas e analisadas com o auxílio dos softwares Ucinet e NetDraw.

Resultados – Como resultados, identificou-se que as redes informais são bastante atuantes no restaurante. Sua formação e funcionamento fazem parte de uma cultura de trabalho da organização informal, não tendo necessariamente associação direta com cargos formais e setores. A organização informal assume uma certa independência em relação à estrutura formal, mas não totalmente, já que a configuração das redes de amizade, confiança e aprendizagem se associam à dinamicidade de funcionamento do restaurante e à relevância das atividades desempenhadas pelos trabalhadores.

Originalidade / valor – A pesquisa demonstra que a análise de redes socias permite um melhor entendimento das relações estabelecidas entre trabalhadores, bem como dos conteúdos intermediados, formação de grupos informais, identificação de atores que são lideranças e mapeamento de fluxos de informação, contribuindo para a compreensão da organização informal do trabalho.

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Biografia do Autor

Natalia Lopes Braga, Universidade de Fortaleza

Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, especialista em Psicologia Social e Comunitária pela FATECI, mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Renata Guimarães de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora do curso de
Psicologia da UFC - Campus Sobral.

José Wilton Lima Martins, Universidade de Fortaleza

Graduação em Ciência Sociais pela Universidade de Fortaleza, mestre e graduando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Tereza Glaucia Rocha Matos, Universidade de Fortaleza

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza.  Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho - LET.

Regina Heloisa Maciel, Universidade de Fortaleza

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestre em
Applied Psychology Ergonomics pela University Of Wales Institute Of
Science And Techonology, doutorada em Psicologia pela Universidade de
São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre
o Trabalho - LET. Editora a Revista Subjetividades.

Isabele Pequeno Lopes, Universidade de Fortaleza

Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Braga, N. L., Carvalho, R. G. de, Martins, J. W. L., Matos, T. G. R., Maciel, R. H., & Lopes, I. P. (2020). Análise de redes sociais informais de amizade, confiança e aprendizagem em um restaurante. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1255–1271. https://doi.org/10.5902/1983465932397