Variáveis socioeconômicas e gastos públicos ambientais dos municípios brasileiros: uma análise no período de 2005 - 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932062Resumo
O objetivo deste artigo consistiu em analisar a relação entre algumas variáveis socioeconômicas e os gastos públicos ambientais dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, no período 2005 a 2015. Para tanto, utilizou-se a regressão linear múltipla com os dados dos gastos públicos ambientais e os dados socioeconômicos dos 303 selecionados. Além do Gasto Ambiental, as variáveis analisadas foram: Despesas totais, Renda per capita, Produto Interno Bruto (PIB), Despesa per capita, Desempenho Verde das Despesas, Desempenho Ambiental do PIB, Gasto Ambiental por área territorial e Gasto Ambiental por Habitante. A pesquisa permitiu observar que as questões socioeconômicas parecem determinar em maior grau os gastos ambientais municipais, uma vez que a regressão confirmou que 08 variáveis foram significativas (Desempenho Ambiental do PIB não foi significativo). Os resultados indicaram ainda que essas variáveis socioeconômicas sugerem um poder explicativo de aproximadamente 85% sobre os gastos ambientais realizados pelos municípios brasileiros no período estudado. Este estudo é uma contribuição adicional relacionada ao tema, apresentando uma análise quantitativa dos gastos ambientais no contexto municipal, podendo ser uma ferramenta importante aos gestores públicos que auxilie no debate, planejamento e execução da política pública voltada ao meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.