Consumer myopia: uma análise do gap entre atitude e comportamento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465925233Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a atitude e o comportamento do servidor público de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em relação às questões de sustentabilidade, por intermédio de um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isso, em uma amostra de 298 servidores da UFC, averiguaram-se as variáveis atitude e comportamento no trabalho e fora dele, assim como um possível gap entre essas variáveis, por meio de análise descritiva, fatorial e de correlação. Os resultados permitiram verificar que há miopia de marketing verde nas atitudes e nos comportamentos dos servidores, mesmo que o nível de miopia tenha sido considerado baixo em todas as escalas. Enquanto que o consumo de papel foi o item com maior impacto nos comportamentos no trabalho, fora do local de trabalho, o descarte de resíduos mostrou possuir maior influência no comportamento. Verificou-se, também, que a atitude está positivamente correlacionada aos comportamentos ambientais, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho, ainda que essa correlação tenha apresentado efeito moderado, e que entre os dois tipos de comportamento há uma forte correlação. Percebeu-se, além disso, que a correlação entre atitudes e comportamentos ambientais é mais forte entre servidores docentes, assim como entre os servidores com maior escolaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


