Funções e competências gerenciais do contador
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921282Resumo
O perfil do profissional da contabilidade mudou, pois, cada vez mais, novas competências são requeridas ao Bacharel em Ciências Contábeis. Este profissional passou a ter atribuições e responsabilidades diferentes daquelas que, até então, determinavam suas funções e sua posição na empresa. Sua participação no processo decisório passou a exigir-lhe uma visão mais ampla dos cenários em que sua empresa se insere e seu trabalho deixou de ser apenas uma ferramenta operacional de transcrição de valores e resultados contábeis, o que levou à necessidade de assumir, também, funções gerenciais. Diante disso, este estudo objetiva levantar alguns aspectos conceituais da função gerencial, com o objetivo de ressaltar a pertinência de pesquisas relacionadas à formação no ensino superior do contador. Metodologicamente, este artigo constitui-se em uma abordagem qualitativa na tentativa de mostrar a proximidade conceitual e interação entre contadores e administradores. Para isso, procurou-se identificar, de forma descritiva, as relações entre variáveis e compreender a analogia de perfis e habilidades necessários a formações de profissionais nas áreas de administração e contabilidade, intimamente ligadas no mundo corporativo. Os resultados apontam que o novo perfil profissional de contador exigido pelo mercado, fazendo com que seja necessário adotar algumas características e tendências inovadoras essenciais, tais como espírito de iniciativa e de decisão, capacidade de discernimento e senso crítico para julgar e escolher alternativas e conduta ética associada à responsabilidade social e profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.