Contabilizar para a sustentabilidade: estudo de caso em uma concessionária de veículos da região norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465919550Resumo
O termo sustentabilidade é empregado para garantir que as atividades humanas sejam realizadas de forma a não comprometer o futuro. Nesse contexto, surge, também, a contabilidade ambiental como ferramenta inovadora para uma gestão sustentável, fornecendo informações que auxiliam a criar soluções para evitar ou diminuir os danos ambientais. Diante disso, este trabalho possui como objetivo destacar a importância da contabilidade ambiental, verificando se a concessionária Holanda Veículos de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, realiza registros da contabilidade ambiental, especificamente nas demonstrações contábeis. Os dados utilizados para este trabalho foram obtidos por meio de estudo de caso e observação in loco, incluindo análises dos demonstrativos contábeis dos anos de 2012 a 2014, fornecidos pela concessionária de veículos estudada, e por meio de uma entrevista semiestruturada de cunho exploratório descritivo, realizada no mês de novembro de 2014 com o gestor e proprietário da empresa. Os resultados evidenciaram que a empresa executa algumas práticas ambientais, porém ainda não possui a contabilidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.