Modelo da Dinâmica Interdisciplinar de Responsabilidade Social Corporativa: Contribuições Conceituais e Delimitação Teórica

Autores

  • Evelize Welzel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mônica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Albertina Schmitz Bonin Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465919484

Resumo

A literatura acerca da temática de negócios e sociedade apresenta conceitos correlatos ao de responsabilidade social corporativa (RSC) que muitas vezes são empregados como seus sinônimos. Isso ocorre, principalmente, no que se refere aos conceitos de responsividade social corporativa, ética empresarial e cidadania corporativa, apesar desses se diferenciarem em termos de conteúdo, abordagens e níveis em que são implantados nas empresas. A partir desta lacuna teórica, vislumbrou-se apresentar as principais contribuições de diversos campos do conhecimento na evolução do conceito de RSC para, a partir disso, propor um modelo teórico que represente a interdisciplinaridade entre conceitos-chave e, por fim, discutir a sua delimitação teórica, especialmente em relação ao conceito de cidadania corporativa. Nesse sentido, o presente estudo consiste numa pesquisa bibliográfica de natureza teórica. Como resultado, desenvolveu-se um modelo teórico da dinâmica interdisciplinar de RSC, projetando-se seus objetivos em nível dos negócios e na esfera societal. Por fim, construiu-se um quadro conceitual comparativo, mediante o qual se compara a abrangência e delimitação do conceito de RSC face ao conceito de cidadania corporativa e, posteriormente, em relação aos principais conceitos-chave da área de ‘Business and Society’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelize Welzel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Administração pela Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) (2012). Foi professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando no Curso de Graduação em Administração, como professora e pesquisadora do grupo de pesquisa Estratégia, Gestão e Sustentabilidade (NEEGES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações e sociedade, bem como mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, gestão estratégica para a sustentabilidade, marketing social e ecológico, consumo sustentável.

Mônica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), DEA (Diplôme dÉtudes Approfondies) en Logistique et Organisation - Université Aix-Marseille II (2000), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós-doutorado na Universidade de Bremen, Alemanha (2011). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, terceirização, operadores logísticos, tecnologias de informação e comunicação aplicada à logística, gestão de estoques, transporte rodoviário de cargas e estratégias logísticas.

Maria Albertina Schmitz Bonin, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Possui graduação em Curso de Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: perfil sócio-econômico, comunidade, econômico-financeiro, mcdac e produtividade.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na
Universidade Nove de Julho - PMDA. Mestre em Administração pelo mesmo programa (2004).
Especialista em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada em Administração pela
Universidade Nove de Julho (2002) e em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas
Tadeu (1997). É Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e
professora adjunta na Universidade Paulista. Tem experiência nas áreas de Administração e
Secretariado, nos temas de Administração do Relacionamento com o Cliente, Administração e
Estrutura de Processos, Administração e Gestão em Secretariado Executivo.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Welzel, E., Luna, M. M. M., Bonin, M. A. S., & Martins, C. B. (2017). Modelo da Dinâmica Interdisciplinar de Responsabilidade Social Corporativa: Contribuições Conceituais e Delimitação Teórica. Revista De Administração Da UFSM, 10(4), 705–724. https://doi.org/10.5902/1983465919484

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)