Model of Interdisciplinary Dynamics of Corporate Social Responsibility: Conceptual Contributions and Theoretical Delimitation

Authors

  • Evelize Welzel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Mônica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Albertina Schmitz Bonin Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465919484

Abstract

The literature about the subject of business and society presents concepts related of corporate social responsibility (CSR) that are often employed as its synonyms. This occurs mainly regarding the concepts of corporate social responsiveness, business ethics and corporate citizenship, although these differ in terms of content, approaches and levels that are deployed in companies. From this theoretical gap, it was possible to present the main contributions of various fields of knowledge in the evolution of the concept of CSR, from addition, to propose a theoretical model that represents the interdisciplinarity between key concepts and, finally, to discuss its theoretical delimitation, especially in relation to the concept of corporate citizenship. In this sense, the present study consists in a bibliographic research of theoretical nature. As a result, it developed a theoretical model of the CSR's interdisciplinary dynamics, projecting its goals at the level of business and societal sphere. Finally, a comparative conceptual framework was constructed, upon which compares the scope and delimitation of the scope of CSR face to the concept of corporate citizenship and, subsequently, in relation to the main key concepts of 'Business and Society' area.

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Author Biographies

Evelize Welzel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Administração pela Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) (2012). Foi professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando no Curso de Graduação em Administração, como professora e pesquisadora do grupo de pesquisa Estratégia, Gestão e Sustentabilidade (NEEGES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações e sociedade, bem como mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, gestão estratégica para a sustentabilidade, marketing social e ecológico, consumo sustentável.

Mônica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), DEA (Diplôme dÉtudes Approfondies) en Logistique et Organisation - Université Aix-Marseille II (2000), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós-doutorado na Universidade de Bremen, Alemanha (2011). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Economia dos Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, terceirização, operadores logísticos, tecnologias de informação e comunicação aplicada à logística, gestão de estoques, transporte rodoviário de cargas e estratégias logísticas.

Maria Albertina Schmitz Bonin, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Possui graduação em Curso de Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: perfil sócio-econômico, comunidade, econômico-financeiro, mcdac e produtividade.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na
Universidade Nove de Julho - PMDA. Mestre em Administração pelo mesmo programa (2004).
Especialista em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada em Administração pela
Universidade Nove de Julho (2002) e em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas
Tadeu (1997). É Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e
professora adjunta na Universidade Paulista. Tem experiência nas áreas de Administração e
Secretariado, nos temas de Administração do Relacionamento com o Cliente, Administração e
Estrutura de Processos, Administração e Gestão em Secretariado Executivo.

Published

2017-12-20

How to Cite

Welzel, E., Luna, M. M. M., Bonin, M. A. S., & Martins, C. B. (2017). Model of Interdisciplinary Dynamics of Corporate Social Responsibility: Conceptual Contributions and Theoretical Delimitation. Revista De Administração Da UFSM, 10(4), 705–724. https://doi.org/10.5902/1983465919484

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