Disposições Valorativas entre Empreendedores Informais Brasileiros

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Germano Gabriel Lima Esteves Universidade de Rio Verde (UniRV)
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465919401

Resumo

Estudos sobre o comportamento empreendedor vêm negligenciando diversas especificidades psicossociais ligadas ao empreendedorismo informal. Diante disso, este estudo objetivou compreender o comportamento de empreendedores informais por meio das suas disposições valorativas subjacentes. O estudo contou com a participação de 173 empreendedores informais, dos quais 84 (48,6%) homens e 89 (51,4%) mulheres, com idade variando de 14 a 70 anos (M = 39,83; DP = 0,90). Os participantes foram solicitados a responder (1) ao Questionário dos Valores Básicos e (2) ao Questionário Sociodemográfico. Os empreendedores informais apresentaram padrões valorativos com motivador materialista e critério orientador central, sendo a subfunção Existência (m = 6,277) a mais acionada – valores Sobrevivência e Maturidade como prioritários –, associada a uma forte correlação com a subfunção Realização (r = 0,446; p = 0,000), o que se mostra congruente com o que a literatura atribui para o protótipo empreendedor. O estudo permitiu a discussão sobre possíveis explicadores sociológicos e antropológicos para o empreendedorismo informal, acerca da natureza do autoemprego no Brasil, como a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a necessidade de sobrevivência e a cultura da informalidade atrelada ao constructo do Jeitinho brasileiro.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Lidera o grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP/IFNMG). Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Germano Gabriel Lima Esteves, Universidade de Rio Verde (UniRV)

Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. Professor Adjunto I da Universidade de Rio Verde (UniRV).

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Editor Associado da Revista Pesquisa em Psicologia (UFJF- ISSN 1982-1247). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Consultor do MEC/INEP.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor e Professor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Avaliador do MEC/INEP.

Publicado

2019-02-23

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Esteves, G. G. L., Coelho, J. A. P. de M., & Lima, N. C. (2019). Disposições Valorativas entre Empreendedores Informais Brasileiros. Revista De Administração Da UFSM, 11(4), 1030–1050. https://doi.org/10.5902/1983465919401

Edição

Seção

Artigos