Vestir-se de branco, uma verdadeira tradição brasileira: influência social, valores e consumo simbólico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465917984

Palavras-chave:

Influência social, Valores, Consumo simbólico, Véspera de Ano Novo

Resumo

Este artigo procura entender como a interpretação individual da influência social de grupos e os valores pessoais se relacionam com o consumo simbólico de roupas brancas nas festividades da passagem do ano, uma verdadeira tradição brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com coleta de dados por meio de entrevistas pessoais e um survey, utilizando-se como técnicas analíticas a análise temática e a regressão logística. Os resultados indicaram que, se for necessário para fazer parte de um grupo, as pessoas que valorizam as relações calorosas com os outros, diversão e prazer, e que tem a capacidade de modificar sua autoapresentação social, estão mais propensas a usar roupas brancas nesta época do ano. Além disso, quanto aos valores pessoais, verificou-se que se o uso de roupas brancas favorecer as relações calorosas com os outros, diversão e prazer, também haverá uma grande probabilidade de as pessoas usarem roupas brancas na virada do ano. O estudo contribui ao analisar uma tradição tipicamente brasileira que tem impacto sobre as vendas no varejo de vestuário e precisa de um melhor entendimento acadêmico. Em termos de gestão, há uma indicação clara do consumo social das roupas e da influência do grupo que pode ser usada nos argumentos de comunicação dos varejistas aos consumidores.

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Biografia do Autor

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, CE

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Pós-Doutor em Negócios Internacionais pelo Central Piedmont Community College, em Charlotte na Carolina do Norte (EUA) e em Administração na Georgia State University (EUA). Doutor em Administração pela FEA/USP.

Ohana Trajano Barbosa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutoranda em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE.

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Publicado

2019-07-08

Como Citar

Melo, F. V. S., Farias, S. A. de, & Barbosa, O. T. (2019). Vestir-se de branco, uma verdadeira tradição brasileira: influência social, valores e consumo simbólico. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 215–232. https://doi.org/10.5902/1983465917984

Edição

Seção

Artigos