Vestir-se de branco, uma verdadeira tradição brasileira: influência social, valores e consumo simbólico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917984Palavras-chave:
Influência social, Valores, Consumo simbólico, Véspera de Ano NovoResumo
Este artigo procura entender como a interpretação individual da influência social de grupos e os valores pessoais se relacionam com o consumo simbólico de roupas brancas nas festividades da passagem do ano, uma verdadeira tradição brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com coleta de dados por meio de entrevistas pessoais e um survey, utilizando-se como técnicas analíticas a análise temática e a regressão logística. Os resultados indicaram que, se for necessário para fazer parte de um grupo, as pessoas que valorizam as relações calorosas com os outros, diversão e prazer, e que tem a capacidade de modificar sua autoapresentação social, estão mais propensas a usar roupas brancas nesta época do ano. Além disso, quanto aos valores pessoais, verificou-se que se o uso de roupas brancas favorecer as relações calorosas com os outros, diversão e prazer, também haverá uma grande probabilidade de as pessoas usarem roupas brancas na virada do ano. O estudo contribui ao analisar uma tradição tipicamente brasileira que tem impacto sobre as vendas no varejo de vestuário e precisa de um melhor entendimento acadêmico. Em termos de gestão, há uma indicação clara do consumo social das roupas e da influência do grupo que pode ser usada nos argumentos de comunicação dos varejistas aos consumidores.
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