Inovações Organizacionais e de Negócios Trazidas pelo SPED: Um estudo empírico sobre as perspectivas de contadores e órgãos fiscalizadores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916474Resumo
A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo analisar a percepção de contadores e órgãos fiscalizadores federais e estaduais da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, sobre a adoção do sistema público de escrituração digital (SPED). A coleta de dados foi feita por meio de uma pesquisa de levantamento do tipo survey, baseada em um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas. Os resultados advindos das informações de 98 respondentes foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa, sendo realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o SPED aumentou a eficiência tributária do governo e trouxe significativos impactos organizacionais, exigindo que as empresas inovassem em seus processos corporativos e de negócios. As conclusões da pesquisa evidenciam que o SPED: (i) pode ser considerado um marco da chamada ‘era digital’, (ii) representa um avanço tecnológico que modernizou o sistema de fiscalização tributária, (iii) provocou inovação nas práticas de escrituração contábeis e fiscais, (iv) aumentou o acesso do Governo às informações empresariais, (v) provocou mudanças culturais, (vi) exigiu o aprendizado de novas metodologias e tecnologias, (vii) promoveu melhorias no cumprimento das obrigações tributárias acessórias, (viii) reduziu a sonegação fiscal e (ix) aumentou a arrecadação do Governo. Constatou-se também que os contadores e órgãos fiscalizadores precisam se preparar melhor para o uso do SPED, que é uma inovação organizacional e de negócios que veio para ficar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.