Sustentabilidade e o comportamento do turista: uma discussão à luz da Psicologia Ambiental

Autores

  • Cristiane Salome Ribeiro Costa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Jaqueline Guimarães Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Edvan Cruz Aguiar Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916393

Resumo

O estudo sobre o comportamento do turista tem despertado crescente interesse nas áreas de comportamento do consumidor e sustentabilidade, uma vez que é visto como um agente que influencia diretamente a sustentabilidade do destino turístico. Sob a ótica da Psicologia Ambiental, mais especificamente do modelo S-O-R de Mehrabian e Russell (1974), entende-se que o turista pode ser influenciado por estímulos existentes no ambiente, já que estes, representados pelas características e demais informações concernentes às dimensões da sustentabilidade, dispostos na destinação turística, correspondem a variáveis que podem exercer influência sobre o comportamento do turista. Nesse sentido, o presente ensaio propôs-se a discutir a relação entre as características de sustentabilidade de destinos turísticos e o comportamento do turista. Acredita-se que o destino turístico é capaz de estimular comportamentos voltados para a sustentabilidade, desde que consiga utilizar adequadamente as características do ambiente para informar e instruir o turista, sobretudo aquelas relacionadas às dimensões da sustentabilidade. Este trabalho também propõe um framework na tentativa de melhor compreender a relação aqui discutida e sugerir estudos empíricos posteriores que compartilhem do mesmo intento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Salome Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE.

Jaqueline Guimarães Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE.

Pesquisadora líder do Grupo Estudos e Pesquisas em Operações e Sustentabilidade (GEPOS),  vinculada ao Grupo de Estudo em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, este cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Edvan Cruz Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

Costa, C. S. R., Santos, J. G., & Aguiar, E. C. (2015). Sustentabilidade e o comportamento do turista: uma discussão à luz da Psicologia Ambiental. Revista De Administração Da UFSM, 8, 35–49. https://doi.org/10.5902/1983465916393