Sustentabilidade e o comportamento do turista: uma discussão à luz da Psicologia Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916393Resumo
O estudo sobre o comportamento do turista tem despertado crescente interesse nas áreas de comportamento do consumidor e sustentabilidade, uma vez que é visto como um agente que influencia diretamente a sustentabilidade do destino turístico. Sob a ótica da Psicologia Ambiental, mais especificamente do modelo S-O-R de Mehrabian e Russell (1974), entende-se que o turista pode ser influenciado por estímulos existentes no ambiente, já que estes, representados pelas características e demais informações concernentes às dimensões da sustentabilidade, dispostos na destinação turística, correspondem a variáveis que podem exercer influência sobre o comportamento do turista. Nesse sentido, o presente ensaio propôs-se a discutir a relação entre as características de sustentabilidade de destinos turísticos e o comportamento do turista. Acredita-se que o destino turístico é capaz de estimular comportamentos voltados para a sustentabilidade, desde que consiga utilizar adequadamente as características do ambiente para informar e instruir o turista, sobretudo aquelas relacionadas às dimensões da sustentabilidade. Este trabalho também propõe um framework na tentativa de melhor compreender a relação aqui discutida e sugerir estudos empíricos posteriores que compartilhem do mesmo intento.
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