Sobre inovação social: considerações epistemológicas, técnicas, teóricas e metodológicas da produção acadêmica no período de 2008 a 2012

Autores

  • Sueli Menelau Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pela Escola Superior de Marketing, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. E-mail: sueli@ead.unb.br
  • Breno Giovanni Adaid-Castro Bacharel em em Administração pelas Faculdades Milton Campos, Mestre em Administração Universidade FUMEC e doutorando em Administração pela Universidade de Brasília. E-mail: brenoadaid@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916098

Resumo

O presente trabalho visou delimitar o conceito de inovação social em seus aspectos epistemológico, morfológico, teórico e técnico, com a finalidade de embasar estudos sobre inovações que buscam resultados sociais. Na revisão da produção, de janeiro/2008 a janeiro/2013, constata-se que a temática tem sido concebida diversificadamente no âmbito da Administração, cujas notas centrais e vieses conceituais da noção de inovação social o Modelo Quadripolar de análise sumariza. Os achados mostram que o resultado da ação de organizações e pessoas, seja à solução de problemas, seja para concepção, desenvolvimento e difusão de um novo valor econômico e social, é a concepção vigente. Este entendimento instigou a proposição de uma agenda de pesquisa, tais como aumentar a busca pela edificação do constructo inovação social e determinar se a ocorrência da dinâmica de criação e difusão de valor em inovações sociais se relaciona com criação de risco e maior valor social percebido.

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Publicado

2018-03-24

Como Citar

Menelau, S., & Adaid-Castro, B. G. (2018). Sobre inovação social: considerações epistemológicas, técnicas, teóricas e metodológicas da produção acadêmica no período de 2008 a 2012. Revista De Administração Da UFSM, 10(6), 1122–1136. https://doi.org/10.5902/1983465916098