Programas de benefícios sociais para profissionais brasileiros como forma de reter talentos: um estudo exploratório

Autores

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Rogério Augusto Profeta Universidade de Sorocaba - UNISO

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465915510

Resumo

O presente estudo teve como objetivo constatar quais tipos de Benefícios Sociais (BS) são disponibilizados aos profissionais no Brasil e a quais setores de atividade econômica eles se destinam. Na literatura, foram identificados 35 tipos de BS. Os dados foram coletados por e-mail junto a 4.560 profissionais no LinkedIn e complementados pela técnica snowball. Foram recebidas 1.781 respostas e foi realizada uma análise descritiva dos dados coletados. Constatou-se que dez BS são os mais recorrentes nas organizações estudadas (presentes em mais de 50%) e outros sete BS estão entre os menos ofertados (presentes em menos de 15%). Concluiu-se que a oferta de BS predomina em cinco setores de atividade econômica.

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Biografia do Autor

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar, Departamento de Ciências do Mar (DCMar). Orientador PIBIC-CNPq e Monitoria. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (LISTA-UNIFESP). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (UNIFESP-EPPEN-Escola Paulista de Política, Economia e Negócios-Campus Osasco). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, educação continuada, consumo, sustentabilidade, sociedade e o mar, e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador geral de pós-graduação (equivalente pro-reitoria) e de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Parecerista de Agências de Fomento: MEC e CNPq. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A (01/10/2012 a 30/09/2014). Voluntário em várias organizações do terceiro setor. E-mail: albertoclaro@albertoclaro.pro.br

Rogério Augusto Profeta, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (1984), Especialização em Gestão da Produção e materiais (FACCAS 1986), Especialização em Administração Industrial (FCAV - USP 1987), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Pró-Reitor Administrativo da Uniso (desde junho de 2007) e Secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre - mantenedora da Uniso (desde abril de 2008). Atuou em empresas multinacionais de grande porte de Sorocaba (J I Case - 1982 a 1986; Moto Peças - 1986 a 1991 e YKK Zíper - 1991 a 1996). Iniciou carraira acadêmica em 1988. Foi professor e Coordenador de Cursos: Administração (entre 1994 e 2007), Gestão da Produção Industrial e Gestão de Logística (entre 2005 e 2007) na Universidade de Sorocaba. Foi representante Institucional da Uniso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, regional Sorocaba (até 2009), Professor visitante da Universidade Metodista de Piracicaba, Professor visitante - FATEC - Sorocaba - Fundação Paula Souza, participou de Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, logística, estratégia, qualidade, produtividade, inovação e just in time. Realizou consultorias de gestão em empresas de Sorocaba e São Paulo. Desenvolve trabalho de consultoria Ad Hoc junto ao INEP em processos de avaliação de cursos de Graduação.

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Claro, J. A. C. dos S., & Profeta, R. A. (2018). Programas de benefícios sociais para profissionais brasileiros como forma de reter talentos: um estudo exploratório. Revista De Administração Da UFSM, 11(1), 117–134. https://doi.org/10.5902/1983465915510

Edição

Seção

Artigos