Ensinando a sociologia das "Raízes do Brasil": um diálogo entre um livro clássico e um filme histórico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913353Resumo
Este artigo discute o uso integrado do filme “Mauá - O Imperador e O Rei” e do livro “Raízes do Brasil” como estratégia de ensino, como proposta para aprofundar as discussões sobre certos traços culturais decorrentes da história e suas implicações para as organizações. Ao escolher este método, temos como proposta auxiliar os alunos a apreciarem a contribuição da sociologia para a compreensão da formação do país. A experiência mostrou que, ao usar o filme como um caso em que os alunos pudessem examinar os conceitos apresentados no livro, sua compreensão do conteúdo e sua transposição para os dias de hoje foi amis completa. Este processo de reflexão mostra que a Administração, apesar de ser um campo de prática do conhecimento, pode ser baseada em conhecimento teórico. No entanto, para que esta relação seja totalmente desenvolvida, é necessário que esta capacidade seja estimulada durante todo o período de formação dos futuros gestores, aplicando várias atividades que promovam a reflexão, a identificação e a aplicação de conceitos na prática.
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