Ensinando a sociologia das "Raízes do Brasil": um diálogo entre um livro clássico e um filme histórico

Autores

  • Sidinei Rocha Escola de Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Regina Holanda Mariano Programa de Pós Graduação em Gestão e Empreendedorismo / Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913353

Resumo

Este artigo discute o uso integrado do filme “Mauá - O Imperador e O Rei” e do livro “Raízes do Brasil” como estratégia de ensino, como proposta para aprofundar as discussões sobre certos traços culturais decorrentes da história e suas implicações para as organizações. Ao escolher este método, temos como proposta auxiliar os alunos a apreciarem a contribuição da sociologia para a compreensão da formação do país. A experiência mostrou que, ao usar o filme como um caso em que os alunos pudessem examinar os conceitos apresentados no livro, sua compreensão do conteúdo e sua transposição para os dias de hoje foi amis completa. Este processo de reflexão mostra que a Administração, apesar de ser um campo de prática do conhecimento, pode ser baseada em conhecimento teórico. No entanto, para que esta relação seja totalmente desenvolvida, é necessário que esta capacidade seja estimulada durante todo o período de formação dos futuros gestores, aplicando várias atividades que promovam a reflexão, a identificação e a aplicação de conceitos na prática.

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Publicado

2017-02-03

Como Citar

Rocha, S., & Regina Holanda Mariano, S. (2017). Ensinando a sociologia das "Raízes do Brasil": um diálogo entre um livro clássico e um filme histórico. Revista De Administração Da UFSM, 9(4), 664–680. https://doi.org/10.5902/1983465913353

Edição

Seção

Artigos