O comportamento de consumo de tecnologias digitais pelo público feminino

Autores

  • Samuel Lincoln Bezerra Lins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Karina de Lemos Weiler Universidade Federal da Paraíba
  • Rita de Cássia de Faria Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Ceres Grehs Beck IFPB/CAMPUS DE JOAO PESSOA-PB, UAG - Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913095

Resumo

A análise da relação entre comportamento de consumo e sexo tem sido frequente nos estudos em marketing, já que, seja na perspectiva biológica de sexo ou na perspectiva de identidade de gênero, há uma estreita relação entre o consumo de determinado produto ou serviço e o fato de o consumidor ser homem ou mulher. Tendo isso em vista, o presente estudo investigou o comportamento de consumo de tecnologias digitais por mulheres. Adotou-se, para isso, uma estratégia exploratória que incluiu entrevistas em profundidade com 15 mulheres atuantes no mercado de trabalho apresentando idades entre 22 e 30 anos. A análise de conteúdo identificou três perfis de mulheres consumidoras: engajadas, interessadas e desinteressadas. Adicionalmente, a mídia de massa foi apontada como forte fonte de influência sobre o processo de compra, e a internet foi citada como a maior fonte de informações acerca do que se quer comprar. A pesquisa também evidenciou que o interesse de mulheres por tecnologias digitais e o consequente consumo estão crescendo. No entanto, a mulher ainda carece de conhecimentos técnicos e da opinião de outras pessoas para se sentir mais segura em compras relacionadas a essas tecnologias. Os resultados reforçam, assim, a relevância do estudo da relação entre consumo de tecnologias e gênero, seja do ponto de vista do comprador, do decisor ou do influenciador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Lincoln Bezerra Lins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutor em Psicologia (Universidade do Porto - Portugal)

Mestre em Psicologia Social (UFPB)

Graduado em Administração (UFPB)

Licenciado e Formado em Psicologia (UFPB)

Karina de Lemos Weiler, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração (Universidade Federal da Paraíba)

Rita de Cássia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pos-graduação em Administração (PPGA/UFPB)Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB)

Ceres Grehs Beck, IFPB/CAMPUS DE JOAO PESSOA-PB, UAG - Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios.

Mestre em Administração pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba (2008-2010), Graduação em Administração pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996-2002).

Downloads

Publicado

2018-03-24

Como Citar

Lins, S. L. B., Weiler, K. de L., Pereira, R. de C. de F., & Beck, C. G. (2018). O comportamento de consumo de tecnologias digitais pelo público feminino. Revista De Administração Da UFSM, 10(6), 956–975. https://doi.org/10.5902/1983465913095