Comportamento dos porto-alegrenses na separação do lixo residencial.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912952Resumo
A mudança no cenário atual decorrente do crescimento da preocupação com as questões am-bientais vem ressaltando a importância de buscar novos destinos para os resíduos que produzimos, assim como a diminuição da produção desses resíduos. Essa maior conscientização das pessoas e sua participa -ção em ações ambientais são fundamentais para que o problema da destinação dos resíduos sólidos urba -nos seja resolvido. A cada ano, a população consome milhões de produtos e gera milhões de toneladas de resíduos que não são corretamente destinados, porque a população não auxiliou nesse processo fazendo a separação adequada desse material, seja por falta de interesse ou conhecimento sobre o assunto. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo identificar os fatores predominantes do Modelo BDI (BRATMAN, 1999) no comportamento de separação adequada do lixo residencial entre os moradores de Porto Alegre. Para isso, foram coletados 546 questionários on-line, aplicados por meio de redes sociais e de contatos de e-mail dos pesquisadores. Os resultados das análises fatoriais realizadas apontam para a predominância da crença na explicação do comportamento individual pró-separação do lixo.
DOI: 10.5902/1983465912952
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


