Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project

Autores

  • Luana das Graças Queiroz de Farias Universidade do Estado da Bahia.
  • José Célio Silveira Andrade Universidade Federal da Bahia
  • Sônia Maria Silva Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912677

Resumo

Este artigo é fruto de uma tese de doutorado, oriunda de uma pesquisa exploratória realizada com dez casos empíricos. O Carbon Disclosure Project/Investidores no Brasil foi objeto de estudo dessa pesquisa. Criado em 2000, esse programa vem desempenhando um papel importante na evidenciação socioambiental, visando aumentar a transparência em torno dos riscos e das oportunidades relacionados à mudança climática. O estudo identificou as tipologias de estratégias de legitimidade de Suchman (1995) mais evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project (CDP) no período de 2006 a 2010. Adotou-se a abordagem qualitativa e a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. Os dados primários foram coletados por meio de questionário, e os secundários foram obtidos nos sites institucionais, relatórios do CDP e do registro público de emissões da Fundação Getulio Vargas. Constatou-se a presença das estratégias de legitimidade propostas por Suchman. A legitimidade pragmática e o critério ganho obtiveram o maior número de citações, respectivamente 377 e 495. O item mais citado em todos os dez estudos de caso foi responder às necessidades dos stakeholders, com 335 sentenças. Desse modo, pôde-se inferir que o CDP vem sendo considerado pelas empresas brasileiras como um mecanismo para obter aceitação e legitimidade perante as suas partes interessadas.

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Biografia do Autor

Luana das Graças Queiroz de Farias, Universidade do Estado da Bahia.

Universidade do Estado da Bahia, Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia,Endereço: Av. Reitor Miguel Calmon, s/n CEP 40110-903 Salvador, BA. Brasil. Fone +55(71) 32637341

Email: luanafffarias@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/7175179582176570

José Célio Silveira Andrade, Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Bahia, Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia,Endereço: Av. Reitor Miguel Calmon, s/n CEP 40110-903 Salvador, BA. Brasil. Fone +55(71) 32637341, Email: celio.andrade@superig.com.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/0676558196082593

Sônia Maria Silva Gomes, Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora de Produtividade da UFBA. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (1987). Primeira mestra em Controladoria e Contabilidade, no Estado da Bahia, pela Universidade de São Paulo (1996). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Primeira Coordenadora do Curso de Graduação da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Atualmente é professora titular da Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA e Coordenadora do Mestrado em Contabilidade da FCC/UFBA. Membro da Câmara de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicáveis da FABESB. Pesquisadora da UNESCO, FAPESB e ANEEL. Avaliadora ad hoc de revista e eventos Científicos. Membro de Conselho Editorial de diversas revistas acadêmicas. Tem experiência na área de Contabilidade de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade por atividades, contabilidade social e ambiental e pesquisa e educação contábil.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Farias, L. das G. Q. de, Andrade, J. C. S., & Gomes, S. M. S. (2017). Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project. Revista De Administração Da UFSM, 10(5), 854–869. https://doi.org/10.5902/1983465912677