Melhores práticas em administrações alfandegárias: um estudo exploratório preliminar

Autores

  • Cristiano Morini Universidade Estadual de Campinas, Limeira, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912626

Resumo

O estudo enfoca a competitividade em termos de procedimentos alfandegários. A aduana ou alfândega pode ser considerada como um gargalo em alguns países em termos de logística internacional. Por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, o estudo apresenta as principais características de procedimentos aduaneiros no Brasil, comparados com países considerados de referência mundial na área. A análise está baseada em informação coletada de websites de administrações aduaneiras de países que iniciaram a implementação de “boas práticas” internacionalmente aceitas, de acordo com critérios definidos pelo Banco Mundial e outros organismos internacionais. É crucial observar melhores práticas no ambiente aduaneiro. Entre as melhores práticas observáveis, destacam-se a transmissão eletrônica de dados, a análise de risco baseada em informações prévias, a cooperação em vários níveis, o uso de tecnologia de informação na transmissão e registro de despachos, práticas relacionadas à Convenção de Quioto Revisada, entre outras. A administração alfandegária brasileira tem buscado atingir grande parte das boas práticas, mas é necessário maior agilidade e coordenação na sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Morini, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, São Paulo

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, mestrado em Integração Latino - Americana e doutorado em Engenharia de Produção. Participou do Harvard National Model United Nations, na Universidade de Harvard. Pesquisador da área de Supply Chain Risk Management (SCRM), administração aduaneira e acordos internacionais de comércio. Professor na Unicamp (FCA), membro do think tank Club de la Reforme da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e da International Network of Customs Universities (INCU). Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Morini, C. (2015). Melhores práticas em administrações alfandegárias: um estudo exploratório preliminar. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 341–357. https://doi.org/10.5902/1983465912626

Edição

Seção

Artigos