Criação de conhecimento sob a ótica da aprendizagem organizacional em uma empresa criativa

Autores

  • Anelise D'Arisbo Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiane Pellin Cislaghi Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465911271

Resumo

A criação do conhecimento pode ser associada à economia criativa ao se considerar a criação de valor a partir da criatividade, dos ativos intelectuais e do conhecimento. Ainda que os estudos tenham evoluído com características específicas de cada campo, no contexto organizacional a aprendizagem pode ser considerada como um fator intrínseco aos processos de criação do conhecimento. Dessa forma, o artigo objetivou analisar a criação de conhecimento, sob a ótica da aprendizagem organizacional, em uma empresa criativa, a partir da teoria da Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), com a finalidade de examinar a relação entre criação do conhecimento e aprendizagem. Realizou-se pesquisa exploratória e descritiva, associada a um estudo de caso. Os resultados indicam um predomínio das práticas de socialização do conhecimento nos métodos informais e nas experiências de cada colaborador. A análise do caso revela também a vertente social da aprendizagem e a aprendizagem situada tanto na dimensão epistemológica quanto ontológica da criação do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise D'Arisbo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Educação Profissionalizante para Jovens e Adultos (PROEJA), e graduada em administração pela Universidade de Passo Fundo. Atua atualmente atua como Docente de Administração no IFRS, câmpus Farroupilha.

Tatiane Pellin Cislaghi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - RS (2013). Graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Láurea Acadêmica (2008). Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - IFRS - Câmpus Bento Gonçalves (2011). Experiência desde 2002 no Comércio Internacional. Inglês e Espanhol fluentes, Italiano intermediário. Supervisora do Curso Técnico em Comércio Exterior - Pronatec - IFRS - Câmpus Bento Gonçalves (2012-2014). Professora de Gestão e Comércio Exterior do IFRS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves (desde 2010).

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul (1989), mestrado em Informação Estratégica e Crítica Vigília Tecnológi - Université Daix Marseille (1994) e doutorado em Ciências da Comunicação e da Informação - Université de Poitiers (2002). Atualmente é membro da comunidade - Comunidad Iberoamericana de Sistemas de Conocimiento, consultora - Intelligenza Consultores Associados Ltda, member of the executive board - Annual Knowledge Cities Summit, member of the international advisory board - World Capital Institute e professora de graduação/mestrado/doutorado da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Informação e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: innovation, intellectual capital, organizações inteligentes, contemporaneidade e intelligence economique.

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2000), especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (2002), mestrado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e é doutor em Administração (UFRGS - 2010). Fez parte, como pesquisador associado, do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA/UFRGS) de 2004 a 2008. Atua na Universidade de Caxias de Sul, em regime de tempo integral, como professor na graduação nos cursos de Administração e Comércio Internacional, coordenador da oferta de graduação em Comércio Internacional (CARVI) e como integrante do corpo docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA UCS). É professor de pós-graduação lato sensu em cursos ligados a marketing e vendas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de relacionamento e marketing estratégico, canais de marketing, internacionalização, pesquisa de marketing, satisfação de clientes e marketing internacional.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

D’Arisbo, A., Cislaghi, T. P., Fachinelli, A. C., & Larentis, F. (2015). Criação de conhecimento sob a ótica da aprendizagem organizacional em uma empresa criativa. Revista De Administração Da UFSM, 9(1), 83–101. https://doi.org/10.5902/1983465911271

Edição

Seção

Artigos