A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de carne bovina
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910900Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de carne bovina ambientalmente sustentável. Para tanto, realizou-se um estudo junto a 300 consumidores de carne bovina em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, capital do segundo maior estado do Brasil em termos de abate. Foi realizada uma amostra probabilística, com amostragem estratificada uniforme, e a coleta de dados foi feita com entrevistas face a face. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais, demonstrando que o nível de consciência ambiental influenciou a intenção de compra de carne sustentável direta e indiretamente. Além disso, a escolaridade influenciou o nível de consciência ambiental, apresentando, inclusive, um efeito moderador sobre o modelo proposto. Os resultados indicam, ainda, que a intenção de consumir carne que apresente como atributo a sustentabilidade ambiental ainda é baixa entre os consumidores. Este trabalho contribui por ser o primeiro a estudar sustentabilidade ambiental no Sistema Agroindustrial da carne bovina incluindo a ótica do consumidor, além de fornecer dados que sugerem o papel superior da escolaridade em relação à renda quanto ao consumo sustentável.
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