A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de carne bovina

Autores/as

  • Filipe Quevedo-Silva Universidade nove de Julho
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Otávio Freire Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910900

Resumen

Este trabalho teve como objetivo analisar a influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de carne bovina ambientalmente sustentável. Para tanto, realizou-se um estudo junto a 300 consumidores de carne bovina em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, capital do segundo maior estado do Brasil em termos de abate. Foi realizada uma amostra probabilística, com amostragem estratificada uniforme, e a coleta de dados foi feita com entrevistas face a face. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais, demonstrando que o nível de consciência ambiental influenciou a intenção de compra de carne sustentável direta e indiretamente. Além disso, a escolaridade influenciou o nível de consciência ambiental, apresentando, inclusive, um efeito moderador sobre o modelo proposto. Os resultados indicam, ainda, que a intenção de consumir carne que apresente como atributo a sustentabilidade ambiental ainda é baixa entre os consumidores. Este trabalho contribui por ser o primeiro a estudar sustentabilidade ambiental no Sistema Agroindustrial da carne bovina incluindo a ótica do consumidor, além de fornecer dados que sugerem o papel superior da escolaridade em relação à renda quanto ao consumo sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Filipe Quevedo-Silva, Universidade nove de Julho

Administrador. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranto em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela FGV-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de mato Grosso do Sul.

Otávio Freire, Universidade Nove de Julho

Doutor em Comunicação – ECA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE.

Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Quevedo-Silva, F., Lima-Filho, D. de O., & Freire, O. (2015). A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de carne bovina. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 463–481. https://doi.org/10.5902/1983465910900

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a