Microestrutura de mercado - uma análise de alta frequência do volume e dos padrões de volatilidade em todo o mercado de ações brasileiro.

Autores

  • Alexandre Silva Da Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sergio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Maria Müller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910505

Resumo

Neste estudo, investigamos a microestrutura de mercado, com dados de alta frequência, para todas as ações que participam do Ibovespa, tradicional e influente índice da América Latina. Embora a microestrutura de mercado tenha sido amplamente investigada em mercados desenvolvidos, não há muitos estudos acerca de países em desenvolvimento, como o Brasil. Tendo isso em vista, modelamos a volatilidade por meio de um método simples, usando o desvio padrão como proxy, e classificamos o volume de negociação de todas as ações do Ibovespa, em cada intervalo de 10 minutos dos pregões amostrados. Encontramos resultados semelhantes aos de investigações anteriores documentados na literatura financeira, como o padrão em forma de L para a volatilidade e o em forma de U para o volume. Outro achado interessante é que, durante o tempo de negociação mais ativa (o intervalo que compreende o fechamento), há quedas de volatilidade, enquanto que, no segundo momento de negociação mais ativo (a abertura), há uma alta volatilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Fernanda Maria Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2015-11-09

Como Citar

Da Costa, A. S., Ceretta, P. S., & Müller, F. M. (2015). Microestrutura de mercado - uma análise de alta frequência do volume e dos padrões de volatilidade em todo o mercado de ações brasileiro. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 455–462. https://doi.org/10.5902/1983465910505

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)