A sustentabilidade na indústria automobilística: vantagem competitiva ou um sonho distante?

Autori

  • Almir Carvalho Fundação Instituto de Administração - FIA
  • Flavio Hourneaux Junior Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597741

Abstract

DOI: 10.5902/198346597741

A introdução de aspectos relativos à sustentabilidade nos negócios faz parte do cenário empresarial nos mais diversos setores. Para a indústria automobilística, não é diferente; ao contrário, as discussões podem ser ainda mais intensas por se tratar de um setor de grande importância econômica e com impactos sociais e ambientais consideráveis. Este estudo tem por objetivo identificar como as questões relacionadas à sustentabilidade podem influenciar a decisão dos consumidores da indústria automobilística no Brasil, tendo como amostra consumidores residentes na cidade de São Paulo, a maior cidade do país. A pesquisa empírica, do tipo survey, compreendeu uma amostra de 184 consumidores da cidade de São Paulo, que responderam a um questionário enviado eletronicamente. Os resultados apontam para evidências ainda pouco expressivas em termos de influência de aspectos de sustentabilidade na percepção dos consumidores, em detrimento de fatores de ordem econômica, o que pode comprometer possíveis estratégias voltadas à sustentabilidade por parte das empresas do setor.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-12-18

Come citare

Carvalho, A., & Hourneaux Junior, F. (2012). A sustentabilidade na indústria automobilística: vantagem competitiva ou um sonho distante?. Revista De Administração Da UFSM, 5, 785–797. https://doi.org/10.5902/198346597741