Corpos docentes empreendem conjuntamente ou “o corpo ainda é pouco” para tanto?
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597414Abstract
Este artigo teve como objetivo investigar se existe um empreendimento conjunto no seio do corpo docente do curso de Serviço Social da Universidade Alfa que justificasse os seus bons resultados em avaliações padronizadas. Esse curso foi escolhido como amostra em virtude de ter sido avaliado com grau máximo pelos avaliadores ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) em 2008, com nota 5 nos quesitos infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica, bem como ter sido avaliado acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com nota 4 e Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) 3. A primeira parte deste texto apresenta a contribuição de autores que trabalham com comunidades de prática e, consequentemente, empreendimento conjunto. Em seguida, demonstra-se a metodologia empregada neste estudo de caso, com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Finalmente, analisam-se as categorias que contribuíram para a confirmação da existência do empreendimento conjunto, como o ato de disseminar conhecimentos e de atualizar-se academicamente de forma constante. Este estudo abre agenda para futuras pesquisas que confirmem a existência de comunidades de prática entre docentes.Downloads
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