Corpos docentes empreendem conjuntamente ou “o corpo ainda é pouco” para tanto?

Autores/as

  • Flavio de Amorim Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Julio Cesar Souza Loureiro Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597414

Resumen

Este artigo teve como objetivo investigar se existe um empreendimento conjunto no seio do corpo docente do curso de Serviço Social da Universidade Alfa que justificasse os seus bons resultados em avaliações padronizadas. Esse curso foi escolhido como amostra em virtude de ter sido avaliado com grau máximo pelos avaliadores ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) em 2008, com nota 5 nos quesitos infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica, bem como ter sido avaliado acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com nota 4 e Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) 3. A primeira parte deste texto apresenta a contribuição de autores que trabalham com comunidades de prática e, consequentemente, empreendimento conjunto. Em seguida, demonstra-se a metodologia empregada neste estudo de caso, com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Finalmente, analisam-se as categorias que contribuíram para a confirmação da existência do empreendimento conjunto, como o ato de disseminar conhecimentos e de atualizar-se academicamente de forma constante. Este estudo abre agenda para futuras pesquisas que confirmem a existência de comunidades de prática entre docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavio de Amorim Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

FLAVIO DE AMORIM SILVEIRA. Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Gama Filho. Engenheiro Civil afiliado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ. E-mail: silveiraflavio@ymail.com; (21) 8433.4588.

Julio Cesar Souza Loureiro, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

JULIO CESAR DE SOUZA LOUREIRO. Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/ RJ e em Logística Empresariam pelo IAVM/ UCAM. Administrador de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida. E-mail: jcsloureiro1@yahoo.com.br; (21) 9220.8969.

Alexandre Mendes Nicolini, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

ALEXANDRE MENDES NICOLINI. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (PPGA/UNIGRANRIO). Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: alexandrenicolini@hotmail.com; (21) 2531-8804.

Publicado

2014-06-08

Cómo citar

Silveira, F. de A., Loureiro, J. C. S., & Nicolini, A. M. (2014). Corpos docentes empreendem conjuntamente ou “o corpo ainda é pouco” para tanto?. Revista De Administração Da UFSM, 7(2). https://doi.org/10.5902/198346597414

Número

Sección

Articles