Satisfação no trabalho e retenção de profissionais em organizações de TI públicas e privadas

Autori

  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Janine da Silva Alves Bello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Denise de Cuffa Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Aline Ferreira de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465968850

Parole chiave:

Job satisfaction, Employee retention, Information Technology professionals, Information Technology businesses, Public businesses

Abstract

Objetivo: Examinar a relação da satisfação global no trabalho, assim como das dimensões da satisfação (satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com os colegas, satisfação com a chefia, satisfação com o salário, satisfação com as promoções), com a retenção de profissionais de TI em organizações de TI públicas e privadas.

 

Design/metodologia/abordagem: Participaram da pesquisa 252 profissionais (139 de organizações públicas e 113 de organizações privadas) de organizações localizadas no estado de Santa Catarina, Brasil. Os dados foram coletados por meio de survey e analisados por meio do teste estatístico de Spearman.

 

Resultados: Não houve relação positiva entre a medida global de satisfação dos profissionais de TI e das dimensões satisfação com colegas, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções e a sua retenção. Apenas a satisfação com o salário apresentou relação positiva com a retenção dos profissionais nas organizações de TI públicas e privadas.

 

Implicações práticas: Os resultados encontrados geram insumos para o estabelecimento de políticas de retenção dos profissionais de TI, especialmente relacionadas ao salário.

 

Originalidade/valor: Este estudo investigou não apenas a medida global de satisfação com o trabalho, mas também as suas dimensões. O estudo demonstra, de forma inédita, que a medida global de satisfação com o trabalho não retém profissionais de TI em organizações de TI públicas e privadas e que estratégias de retenção precisam focar especialmente na satisfação desses profissionais com o seu salário.

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Biografie autore

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ph.D. in Production Engineering and Professor in the Graduate Program in Engineering and Knowledge Management and in the Graduate Program in Psychology. She’s the coordinator of the Interdisciplinary Research Group on Knowledge, Learning and Organizational Memory (KLOM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Janine da Silva Alves Bello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ph.D. in Engineering and Knowledge Management and Researcher at the Interdisciplinary Research Group on Knowledge, Learning and Organizational Memory (KLOM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Denise de Cuffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Ph.D. in Engineering and Knowledge Management. She’s a Professor in the Management Graduate Course and Researcher at the Interdisciplinary Research Group on Knowledge, Learning and Organizational Memory (KLOM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Aline Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psychologist and Researcher at the Interdisciplinary Research Group on Knowledge, Learning and Organizational Memory (KLOM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Pubblicato

2022-07-20

Come citare

Steil, A. V., Bello, J. da S. A., Cuffa, D. de, & Freitas, A. F. de. (2022). Satisfação no trabalho e retenção de profissionais em organizações de TI públicas e privadas. Revista De Administração Da UFSM, 15(2), 354–369. https://doi.org/10.5902/1983465968850

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