Fidelização de consumidoras no varejo de roupas e calçados femininos a partir da satisfação com atributos qualitativos

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465931637

Abstract

Finalidade: São poucos os estudos envolvendo a satisfação com atributos e fatores qualitativos preconizado por mulheres no consumo de roupas e calçados femininos no varejo brasileiro, o que motivou o objetivo principal deste estudo, que consiste em identificar os atributos qualitativos que promovem os fatores de qualidade dos serviços na percepção das consumidoras do varejo de roupas e calçados femininos para uma maior satisfação e fidelização com o segmento.

Desenho: A metodologia empregada subdivide-se em duas etapas: Uma etapa exploratória qualitativa e outra envolvendo uma pesquisa descritiva quantitativa com 240 consumidoras no varejo de roupas e calçados.

Constatações: Os resultados da pesquisa apresentam uma correlação positiva entre satisfação e a intenção de recompra. A partir de uma Análise Fatorial Exploratória identificou-se quatro fatores preponderantes: Atendimento, produtos, serviços e infraestrutura.

Limitações: O estudo foi limitado ao público feminino no varejo de roupas e sapatos em apenas uma cidade.

Implicações práticas: Estabelecimento da posição competitiva do segmento para o público alvo e ações estratégicas de melhoria para fidelização a partir dos atributos qualitativos salientados pelas consumidoras.

Implicações sociais: Redução das insatisfações dos consumidores no varejo de roupas e calçados femininos.

Originalidade /valor: Ampliação do entendimento no comportamento de compra das mulheres no varejo de roupas e calçados a partir da identificação de atributos salientes e de fatores para qualidade do serviço.

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Biografie autore

Lilian Alves, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Profª. em Administração Mercadológica. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). MBA em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). Mestre em Administração - Linha de Pesquisa em Marketing pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2017).

Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Martins Callegaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e Diretor do IMUR ? Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. Pós-graduando em MBA em Controladoria e Finanças. É Bacharel em Administração. Bacharelando em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração. Também é autor de dois livros e de artigos científicos em administração e gestão. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração. Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing. 

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Pubblicato

2020-10-24

Come citare

Alves, L., Moyano, C. A. M., & Angnes, D. L. (2020). Fidelização de consumidoras no varejo de roupas e calçados femininos a partir da satisfação com atributos qualitativos. Revista De Administração Da UFSM, 13(4), 685–708. https://doi.org/10.5902/1983465931637

Fascicolo

Sezione

Articles