Estilos de Aprendizagem versus Treinamento Vivencial ao Ar Livre

Autori

  • Carlos Eduardo Rodrigues Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592234

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre estilos individuais de aprendizagem e o treinamento vivencial ao ar livre. Os treinamentos vivenciais tiveram como técnicas o arvorismo, dinâmicas de grupo e paintball. Para alimentar a análise, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa a cento e cinco participantes dos treinamentos: o Learning Style Inventory (LSI) e um questionário para identificação da satisfação. A coleta de dados foi realizada nos próprios locais de treinamento, sendo a identificação dos estilos de aprendizagem realizada antes, e a da satisfação, depois dos treinamentos. Os dados evidenciaram que o estilo de aprendizagem predominante entre os participantes da pesquisa foi o estilo acomodador(24,8%). A satisfação foi predominantemente alta, com 100% das respostas variando entre mais ou menos satisfeito e muito satisfeito (arvorismo P=0,006). Os dados da pesquisa demonstraram fraca influência dos estilos individuais de aprendizagem na maior ou menor satisfação para com os treinamentos recebidos. Em suma, concluiu-se que os treinamentos vivenciais ao ar livre possuem características que proporcionam alta satisfação para diferentes habilidades e estilos de aprendizagem. Informação essa que deveria ser levada em consideração por gestores e líderes no momento de planejar e estruturar programas de treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores.

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Pubblicato

2010-11-12

Come citare

Moreira, C. E. R., & Munck, L. (2010). Estilos de Aprendizagem versus Treinamento Vivencial ao Ar Livre. Revista De Administração Da UFSM, 3(1), 9–25. https://doi.org/10.5902/198346592234

Fascicolo

Sezione

Articles