Influência da folga financeira no retorno por ações em empresas brasileiras e chilenas

Autori

  • Catia Heinzen Universidade Regional de Blumenau
  • Filipy Furtado Sell Universidade Regional de Blumenau
  • Tarcisio Pedro Silva Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921973

Abstract

Devido ao fato de o mercado de ações ser instável e passar por constantes turbulências, o controle do desempenho organizacional torna-se indispensável para uma gestão sustentável. As empresas necessitam, assim, de estratégias que melhorem seus desempenhos, tornando-as mais competitivas. Desse modo, a presente pesquisa destina-se à análise da influência da folga financeira no retorno por ações nas empresas brasileiras e chilenas que fazem parte do IBrX-50 e IPSA-40, respectivamente. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. O período analisado compreendeu cinco anos (2010 a 2014), e a amostra final foi composta de 27 empresas chilenas e 25 empresas brasileiras. Todos os dados foram tabulados em planilha eletrônica e analisados por meio do software SPSS. Os resultados evidenciam que as empresas brasileiras possuem menos folga financeira do que as empresas chilenas. No entanto, as empresas do Brasil apresentaram melhores índices de retornos por ações em comparação com as empresas do Chile, o que sugere que nem sempre possuir maior folga resultará em um melhor retorno de mercado. Os dados desta pesquisa indicam, também, que, considerando-se o modelo utilizado e o período analisado, não existe influência da folga financeira no retorno por ações tanto nas empresas brasileiras quanto nas empresas chilenas. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Catia Heinzen, Universidade Regional de Blumenau

Cursando mestrado em Ciências Contábeis (FURB). Especialista em Contabilidade Perícia e Auditoria pela UNOPAR (2015), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2013). Atualmente é assistente contábil da COOPERATIVA REGIONAL AGROPECUÁRIA VALE DO ITAJAÍ.

Filipy Furtado Sell, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Ciências Contábeis na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), possui especialização em Contabilidade Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF). Atualmente é contador de escritório Sell Contabilidade e Consultoria atuando nas áreas: Perícia em Falsidade Documental, Perícia Grafotécnica, Contabilidade Empresarial e de Entidades sem fins lucrativos; professor da Faculdade de Santa Catarina (FASC), lecionando Contabilidade Pública, Perícia Contábil e Análise de Balanço; membro da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC); e membro do Núcleo de Contadores Empresariais da Aemflo/CDL-SJ

Tarcisio Pedro Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FURB). Mestre em Ciências Contábeis pela FURB. Especialização em Contabilidade Gerencial e Custos pela FURB e Graduado em Ciências Contábeis pela FURB. Atualmente leciona na FURB. Tem experiência na área de Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, gestão financeira, contabilidade gerencial, orçamento empresarial.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-04

Come citare

Heinzen, C., Sell, F. F., & Silva, T. P. (2016). Influência da folga financeira no retorno por ações em empresas brasileiras e chilenas. Revista De Administração Da UFSM, 9, 39–54. https://doi.org/10.5902/1983465921973