Responsabilidade social das empresas que pertencem ao programa “Em Boa Companhia” da BM&FBOVESPA

Autori

  • Herivélton Antônio Schuster Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Bradlei Ricardo Moretti Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Regional de Blumenau - FURB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921731

Abstract

Este estudo objetivou identificar o nível de responsabilidade social das empresas que pertencem ao programa “Em Boa Companhia” da BM&FBovespa. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreende todas as empresas que fazem parte do programa “Em Boa Companhia” da BM&FBovespa e estão listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice Carbono Eficiente (ICO2), sendo composta de 29 empresas. Destas, seis constituíram a amostra, as quais possuíam os dados necessários para a realização desta pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir dos indicadores propostos no modelo de Balanço Social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Os resultados evidenciaram que a empresa Banco do Brasil foi a que mais investiu em indicadores sociais internos no período analisado, enquanto que a Ultrapar foi a que menos investiu. Já a empresa Cemig apresentou o maior valor em indicadores externos e o maior investimento se considerada a receita líquida. Constatou-se, também, que dentre as empresas que divulgam seu Balanço Social, o valor relativo aos investimentos com indicadores ambientais é bem inferior aos indicadores internos e externos. Além disso, quase todo o valor investido em indicadores externos é destinado para os tributos.

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Pubblicato

2016-12-04

Come citare

Schuster, H. A., Moretti, B. R., Facin Lavarda, C. E., & Klann, R. C. (2016). Responsabilidade social das empresas que pertencem ao programa “Em Boa Companhia” da BM&FBOVESPA. Revista De Administração Da UFSM, 9, 7–23. https://doi.org/10.5902/1983465921731