Efeito da gamificação na intenção de uso de treinamentos on-line: uma adaptação do modelo UTAUT aplicado no TRT-2
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921624Parole chiave:
Intenção de uso, Gamificação, Treinamentos on-line, Modelagem de equações estruturaisAbstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito da gamificação na intenção de uso de treinamentos on-line a partir da validação parcial do modelo UTAUT para capacitação de membros e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). O estudo analisou a relação entre os construtos: a) expectativa de desempenho, b) expectativa de esforço, c) condições facilitadoras e d) familiaridade com a intenção de uso de curso a distância gamificado por meio de aplicação empírica, que utilizou a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para a análise de dados. A pesquisa foi do tipo survey em corte transversal único, realizada com membros e servidores do TRT-2 que participaram do curso a distância (on-line) Alimentação para uma Vida Saudável em 2015. Das quatro hipóteses, apenas familiaridade (F) não obteve significância, não servindo como preditor de intenção de uso (IU) da gamificação para cursos a distância. Algumas explicações para tal fenômeno podem ser: promoção na carreira e adicional de qualificação, aprender fazendo e dimensionamento da amostra. Os resultados confirmaram que a maioria das hipóteses possui grande significância estatística dos caminhos estruturais e demonstraram que o modelo proposto neste estudo é consistente e poderá ser aplicado em futuras pesquisas com ajustamento adequado.
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