Preferência de consumo no uso do sistema Ford SYNC: um estudo netnográfico

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918270

Parole chiave:

Automóveis, SYNC, Motivação de consumo, Netnografia, Convergência tecnológica

Abstract

A decisão de compra de um automóvel é fortemente carregada de simbolismo e de abordagens singulares no campo do marketing, sendo necessário um estudo pela ótica da inovação tecnológica. O presente trabalho evidencia uma análise da preferência de consumo dos usuários do segmento automobilístico, levando em consideração a convergência com os novos sistemas de multimídia, como o SYNC da Ford. Utiliza para isto o método de pesquisa netnográfica. Objetiva compreender como as variáveis hedonismo, utilitarismo, valor social e extensão de si influenciam na intenção de compra dos automóveis, levando em consideração os novos sistemas de multimídia, como o SYNC da marca Ford, integrados ao automóvel. A partir das análises desenvolvidas, três categorias com subcategorias implícitas foram encontradas. Os resultados demonstram que os valores discutidos na teoria influenciam diretamente o contexto e são preponderantes na decisão de compra dos consumidores. O artigo, assim, contribui com resultados essenciais de preferência de consumo para o setor automobilístico, levando a reflexões de marketing que ajudem a melhor compreender futuras demandas de consumidores potenciais.

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Biografie autore

Iury Assis Barreto, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Atualmente é professor substituto na Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia.

Emilío José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Itália)

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - PPAD/UNAMA

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Pubblicato

2019-07-08

Come citare

Barreto, I. A., & Filho, E. J. M. A. (2019). Preferência de consumo no uso do sistema Ford SYNC: um estudo netnográfico. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 268–285. https://doi.org/10.5902/1983465918270

Fascicolo

Sezione

Articles