A influência do comportamento de inovatividade do consumidor online de eletroeletrônicos em relação ao processo de obsolescência programada

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916839

Parole chiave:

Inovatividade, Comportamento do consumidor, Obsolescência programada

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do comportamento de inovatividade do consumidor online em relação ao processo de obsolescência programada. A partir da análise teórica dos constructos de inovatividade, comportamento do consumidor e processo de obsolescência programada, foram adotadas as seguintes escalas e o seguinte modelo para a construção da pesquisa: as escalas Domain Specific Innovativeness e New Involvement Profile e o Modelo de Difusão de Inovações. A abordagem da pesquisa é caracterizada como mista, realizada com dois grupos focais, e, após, com levantamento Survey. A amostra é composta por 448 consumidores de produtos eletroeletrônicos comercializados pela internet, residentes nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O tratamento dos dados ocorreu a partir da análise fatorial exploratória e confirmatória e os resultados indicam que o comportamento de inovatividade exerce influência positiva em relação ao processo de adoção de compra, que por sua vez, também exerce influência positiva em relação ao processo de obsolescência programada.

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Biografia autore

Anderson Neckel, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Coordenador do Curso de Administração e do Curso de MBA em Gestão Estratégica e Inovação de Negócios da Universidade de Passo Fundo

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Pubblicato

2019-05-13

Come citare

Neckel, A., & Boeing, R. (2019). A influência do comportamento de inovatividade do consumidor online de eletroeletrônicos em relação ao processo de obsolescência programada. Revista De Administração Da UFSM, 12(1), 1–13. https://doi.org/10.5902/1983465916839

Fascicolo

Sezione

Articles