AFINAL, O QUE É DISTRIBUIR VALOR PARA OS STAKEHOLDERS? UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA

Autori

  • Greici Sarturi Universidade de São Paulo
  • Cecília Seravalli Universidade de São Paulo
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916556

Abstract

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar, na literatura acerca de stakeholders, como a questão da distribuição de valor vem sendo abordada, considerando-se que tipo de valor é distribuído para os stakeholders, quais são os critérios utilizados para a distribuição de valor segundo a literatura e quais são os stakeholders mais estudados sob a perspectiva de distribuição. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e qualitativa, por meio da coleta de artigos na base de dados Web Of Knowledge, no período de 1984 a 2014, e de sua análise segundo a técnica da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a distribuição de valor para os stakeholders inclui uma combinação de recursos tangíveis e intangíveis, que os critérios utilizados para esta distribuição envolvem aspectos de meritocracia e que os stakeholders mais estudados são os primários (funcionário, acionista, fornecedor e comprador). Como contribuição, este estudo apresenta uma lista de recursos que pode ser utilizada tanto em pesquisas empíricas sobre distribuição de valor para stakeholders quanto na prática gerencial.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Greici Sarturi, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Clusters de negócios e Stakeholders. Participa do grupo de pesquisa de Stakeholders & Networks.

Cecília Seravalli, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Participa do grupo de pesquisa de Stakeholders & Networks.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona cursos de graduação e pós-graduação mestrado e doutorado. Coordena o grupo de pesquisa Stakeholders & Networks indexados pelo CNPq. Atualmente, é editor-chefe do RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios. Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Cenários, Estratégia, Rede de Negócios, Clusters e Stakeholders.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-10-27

Come citare

Sarturi, G., Seravalli, C., & Boaventura, J. M. G. (2015). AFINAL, O QUE É DISTRIBUIR VALOR PARA OS STAKEHOLDERS? UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. Revista De Administração Da UFSM, 8, 92–113. https://doi.org/10.5902/1983465916556

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i