Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea

Autori

  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Lavras
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras
  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913412

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos da prática social presentes no discurso de incorporação do empreendedorismo na recente experiência do setor público de Minas Gerais, denominada Choque de Gestão. Para isso, selecionou-se um corpus oriundo de dados bibliográficos e documentais, o qual foi analisado mediante o enfoque teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados destacam o Choque de Gestão como elemento ideológico de legitimação da cultura do management no setor público por meio do discurso hegemônico neoliberal. Ao utilizar essa estratégia, a Administração Pública passa a ser permeada pela lógica do mercado (like a business), que a transforma em um ambiente de concorrência e busca por resultados, acarretando problemas típicos do modus operandi capitalista. Nesse sentido, por meio do choque, difunde-se a cultura do management, naturalizando os valores e as práticas do mundo dos negócios e legitimando discursivamente este modelo como opção necessária e viável (os ditos), ao mesmo tempo em que apaga as inconsistências, limitações e mazelas do processo (os silêncios). Neste artigo, questionamos esses caminhos e ressaltamos a importância dos processos de democratização pautados na cidadania, na participação e na deliberação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Lavras

Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Gestão de Pessoas, Metodologia de Pesquisa e Marketing.

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutora pela École des Hautes Études Commerciales HEC-Canada em 2013; Professora Visitante da HEC-Canada entre setembro de 2012 e dezembro de 2013; Doutora em Administração pela Universidade de Reading na Inglaterra em 2000; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Simonsen; e Graduada em Administração Rural pela UFLA. Durante os anos em que trabalhou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) obteve experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente com os seguintes temas: gestão de organizações públicas e privadas, cultura e comportamento organizacional, Administração de Recursos Humanos, motivação e liderança nas organizações, ensino a distância (EAD) e empreendedorismo.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica. Administrador e Mestre em Administracao. Professor e Pesquisador no Departamento de Administracao e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV) com atuacao no Programa de Pos-graduacao em Administracao - Mestrado com concentracao em Administracao Publica. Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, modalidade EaD, do PNAP-UAB.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-03-24

Come citare

Valadares, J. L., Alcântara, V. de C., Vilas Boas, A. A., & Emmendoerfer, M. L. (2018). Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea. Revista De Administração Da UFSM, 10(6), 990–1008. https://doi.org/10.5902/1983465913412

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i