Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil

Auteurs-es

  • Denise Barros de Azevedo Professora Adjunta - Universidade de Brasilia - UNB Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do Agronegócio Programa de Pós-Graduação em Agronegócios - PROPAGA
  • Liane Aparecida Aires da Silva Rengel FSG
  • Guilherme Cunha Malafaia UCS - EMBRAPA GADO DE CORTE
  • Karim Marini Thomé Professor - Universidade de Brasilia - UNB Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do Agronegócio

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346596216

Résumé

http://dx.doi.org/198346596216

Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Denise Barros de Azevedo, Professora Adjunta - Universidade de Brasilia - UNB Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do Agronegócio Programa de Pós-Graduação em Agronegócios - PROPAGA

Professora Doutora em Agronegócios, Mestre em Economia Rural e Engenheira Agronôma.Universidade de Brasilia - UNBFaculdade d Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do AgronegócioPrograma de Pós-Graduação em Agronegócios - PROPAGA

Liane Aparecida Aires da Silva Rengel, FSG

Graduada em Administração

Guilherme Cunha Malafaia, UCS - EMBRAPA GADO DE CORTE

Doutor em Agronegócios, Mestre em Economia Rural e Administrador de Empresas.Professor da Pós-Graduação em Administração e Pesquisador da Embrapa

Karim Marini Thomé, Professor - Universidade de Brasilia - UNB Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do Agronegócio

Mestre em Agronegócios, Engenheiro Agronômo e Administrador de Empresas.

rofessor - Universidade de Brasilia - UNBFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV/Gestão do Agronegócio

Téléchargements

Publié-e

2012-11-16

Comment citer

Azevedo, D. B. de, da Silva Rengel, L. A. A., Malafaia, G. C., & Thomé, K. M. (2012). Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 5(3), 479–492. https://doi.org/10.5902/198346596216

Numéro

Rubrique

Articles