As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens

Auteurs-es

  • Priscila Silva Esteves PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Antonio Slongo PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Silva Esteves PPGP - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Renato Hübner Barcelos PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346595581

Résumé

As emoções possuem grande importância para as decisões de compra, todavia, apenas há pouco se começou a estudá-las a partir de abordagens qualitativas. Nesse sentido, este estudo buscou analisá-las em um segmento ainda pouco explorado: os consumidores da terceira idade. Para isso, concentrou-se em um serviço pelo qual eles vêm demonstrando interesse – o turismo –, buscando analisar as emoções presentes no ato de escolha de destinos de viagens pela terceira idade e a sua influência em decisões de compras futuras, através da aplicação de entrevistas em profundidade, auxiliadas pela Photo Elicitation Technique (PET). Foi possível perceber que as emoções afetam a escolha por determinado destino de viagem, pois sensações vividas durante viagens anteriores ficam guardadas na memória e têm forte influência nos processos de decisão futuros. O trabalho ainda traz contribuições interessantes para futuras pesquisas ao investigar a ocorrência das emoções, não somente como um elemento apenas presente na decisão, como ocorre, normalmente, na maioria dos trabalhos sobre emoções, mas também como algo presente em três etapas do processo de consumo – antes, durante e depois da. Ao demonstrar que esta divisão é favorável ao melhor entendimento das emoções em todo o processo de escolha de destinos de viagem, abrem-se caminhos para outras pesquisas com distintas abordagens metodológicas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Priscila Silva Esteves, PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialização em Pedagogia Empresarial pela ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Mestrado em Administração (Marketing) pelo PPGA/UFRGS e, atualmente, é aluna de Doutorado em Administração (Marketing) pelo PPGA/UFRGS (bolsista Capes). Foi professora de Administração Mercadológica I da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Ministrou diversas disciplinas da Graduação à Distância em Administração (UFRGS), do Pós Graduação em Gestão de Negócios do Banco do Brasil (UFRGS), do Pós Graduação em Administração Contemporânea (UFRGS) e do Pós Graduação em Gestão Bancária do Banrisul (UFRGS).

Luiz Antonio Slongo, PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Pesquisa em Marketing e Logística Empresarial.

Cristiane Silva Esteves, PPGP - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com láurea acadêmica. Possui especialização em atendimento clínico, com ênfase em Psicanálise pela UFRGS. Realiza Mestrado em Psicologia na PUC-RS. Tem experiência nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica.

Renato Hübner Barcelos, PPGA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CNPq. Mestre em Administração com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Possui experiência em atividades de planejamento e em pesquisas de Marketing realizadas em agências de publicidade e consultorias empresariais. Seus principais interesses de pesquisa são as áreas de comportamento do consumidor, marketing cultural, mídias sociais e gerações.

Téléchargements

Publié-e

2013-09-30

Comment citer

Esteves, P. S., Slongo, L. A., Esteves, C. S., & Barcelos, R. H. (2013). As emoções dos consumidores da terceira idade no processo de escolha de destinos de viagens. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 561–580. https://doi.org/10.5902/198346595581

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s