Entre The Fame e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócio em ambientes competitivos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465937480

Mots-clés :

Estratégia, Lady Gaga, Marca, Posicionamento, Vantagem competitiva

Résumé

Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bem-sucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Israel Bueno Simões, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Especialista em Gestão Estratégica pela UFMG e Bacharel em Administração também pela UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Associado do CEPEAD/UFMG. PhD em Administração - Aston University (2002); mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993).

Shirlei da Conceição Domingos Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutorado em andamento em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Elimar Silva Melo, Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG

Mestrado em Administração pela FEAD/Brasil; Especializações em Gestão Empresarial (UNIPAM), Comunicação Social (FAFI) e Administração de Marketing (UNA); Graduação em Ciências Contábeis (PUC MINAS) e Administração (PUC MINAS).

Références

ALLAN, B. Lady Gaga's joanne world tour final numbers: $95 million earned & 842,000 tickets sold. Billboard, 15 fev. 2018. Disponível em: <https://www.billboard. com/articles/columns/chart-beat/8099986/lady-gaga-joanne-world-tour-final-numbers>. Acesso em: 07 mai. 2018.

ANDERSON, J.; RECKHENRICH, J.; KUPP, M. Lady Gaga: born this way? Antwerp Management School. 2011. Disponível em: <http://www.bu.edu/goglobal/a/presenta tions/ladygaga.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2018.

ANSOFF, H. I. Corporate strategy. Harmondsworth: Penguin, 1965.

BARBOSA, L. O que podemos aprender sobre reposicionamento de marca com Lady Gaga. Blog Stalo, 13 de set. 2017. Disponível em: <http://blog.stalo.digital/o-que-podemos-aprender-sobre-reposicionamento-com-lady-gaga/>. Acesso em: 03 mai. 2018.

BELANCIANO, V. Ascensão e queda de Lady Gaga. Público, 24 out. 2016. Disponível em: <https://www.publico.pt/2016/10/24/culturaipsilon/critica/ascensao-e-queda-de-ladygaga -1748636>. Acesso em: 04 mai. 2018.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENTO, E. Há dez anos, Lady Gaga iniciava uma revolução na música pop. Diário de Pernambuco, 09 abr. 2018. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com. br/app/noticia/viver/2018/04/09/internas_viver,747990/ha-dez-anos-lady-gaga-iniciava-uma-revolucao-na-musica-pop.shtml>. Acesso em: 04 mai. 2018.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Codex: Porto, 1994.

BOJE, D. M. "Organizations as Storytelling Networks: a study of story performance in an office-supply firm." Administrative Science Quarterly, v. 36, p. 106-126, 1991.

BORNELI, J. O que podemos aprender com a venda da yahoo! StartSe, 25 jul. 2016. Disponível em: <https://conteudo.startse.com.br/mercado/juniorboneli/o-que-podemos-apren der-com-a-venda-do-yahoo/>. Acesso em: 02 mai. 2018.

BULOW, J. An economic theory of planned obsolescence. The Quarterly Journal of Economics, v. 101, n. 4, p. 729-749, nov. 1986.

CARDOSO, C. F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. São José: Universidad de Costa Rica, 1975

CARTER, M. A study of Lady Gaga’s brand, branding techniques, and their application to other brands. 2010. Honors Projects. 54. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2018.

CARVALHO, L. Microsoft prepara celular diferente de tudo o que existe hoje. Olhar Digital, 03 mai. 2017. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/microsoft-prepara-celular-diferente-de-tudo-o-que-existe-hoje/67997>. Acesso em: 30 abr. 2018.

CHURCHILL, G. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.

CIO. Microsoft se reorganiza e prioriza inteligência artificial na nuvem. 29 mar. 2018. Disponível em: <http://cio.com.br/noticias/2018/03/29/microsoft-se-reorganiza-e-prioriza-inte ligencia-artificial-na-nuvem/>. Acesso em: 29 abr. 2018.

COHAN, P. How Steve Jobs got att to share revenue. Forbes, 16 ago. 2013. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/petercohan/2013/08/16/how-steve-jobs-got-att-to-share-re venue/#13296f7f391c>. Acesso em: 02 mai. 2018.

CRESCITELLI, E.; FIGUEIREDO, J. B. Brand equity evolution: a system dynamics model. Brazilian Administration Review, v. 6, n. 2, p. 101-117, apr./jun. 2009.

CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DOLAN, J. Tony Bennett, Lady Gaga: cheek to cheek. RollingStone. 23 set. 2014. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/albumreviews/tony-bennett-lady-gaga-cheek-to-cheek-2014092>. Acesso em: 07 mai. 2018.

DOMINGUEZ, S. Valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 7, n. 04, out./dez. 2000.

DOORASAMY, M. Product portfolio management: an important business strategy. Foundations of Management. v. 7, n. 1, p. 29-36, jun. 2015.

EBHARDT, T.; LEPIDO, D. Fiat dá adeus à itália e fusão marca o fim de uma era. Exame, 01 ago. 2014. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/fiat-da-adeus-a-italia-e-fusao-marca-o-fim-de-uma-era/>. Acesso em: 04 mai. 2018.

ELGAN, M. The coming war over the iPhone. PCWorld, 21 jun. 2007. Disponível em: <https://www.pcworld.com/article/133303/article.html>. Acesso em: 06 mai. 2018.

EXAME. Executivos poderiam aprender com Lady Gaga. EXAME, 01 nov. 2011. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/executivos-poderiam-aprender-com-lady-gaga/>. Acesso em: 27 abr. 2018.

FISCHER, E. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

GERAQUE, E. Em 50 anos, super bowl passou de um simples jogo a evento milionário. Folha de São Paulo, 01 fev. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com. br/esporte/2018/02/1954921-em-50-anos-super-bowl-passou-de-um-simples-jogo-a-evento-milionario.shtml>. Acesso em: 04 mai. 2018.

GILL, A. Lady Gaga, artpop – it’s hard not to feel underwhelmed. Independent. 2013. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/reviews/album-revi ew-lady-gaga-artpop-its-hard-not-to-feel-underwhelmed-8926676.html>. Acesso em: 03 mai. 2018.

GILL, M. S.; DAWRA, J. Evaluating aaker´s sources of brand equity and the mediating of brand image. Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, v. 18, n. 3/4, p. 189-198, sept. 2010.

GOLDMAN, L. Estrutura social y consciencia colectiva de las estructuras. In: LABROUSSE et al lii. Las estructuras y los hombres. Barcelona: Edicion es Ariel, 1969, p.104-113.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. May-June, 1990. Disponível em: <https://www.pro frandes.com.br/userfiles/37e2f78e93b640608ec17b8de1b6d4b5.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.

HARDING, C. Lady Gaga: the billboard cover story. Billboard, 08 jul. 2009. Disponível em: <https://www.billboard.com/articles/news/267810/lady-gaga-the-billboard-cover-story>. Acesso em: 20 abr. 2017.

HARRIS, C. Lady Gaga brings her artistic vision of pop music to new album – and a new kids song. MTV, 06 set. 2008. Disponível em: <http://www.mtv.com/news/1589013/ lady-gaga-brings-her-artistic-vision-of-pop-music-to-new-album-and-a-new-kids-song/>. Acesso em: 30 abr. 2018.

HSM. Lady Gaga - pequenos monstros, grandes recompensas. HSM Publishing, 14 fev. 2016. <http://www.revistahsm.com.br/estrategia-e-execucao/lady-gaga-pequenos-monstros-grandes-recompensas/>. Acesso em: 04 mai. 2018.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Person, 2012.

MCINTYRE, H. Lady Gaga, Miley & Kesha: top 40 pop has gone acoustic, but is it going well? Forbes, 16 ago. 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/hughmcinty re/2017/08/16/lady-gaga-miley-kesha-top-40-pop-has-gone-acoustic-but-is-it-going-well/#4d 3ea9ae4e7f>. Acesso em: 03 mai. 2018.

MCNISH, J.; SILCOFF, S. Losing the signal: the untold story behind the extraordinary rise and spectacular fall of blackberry. New York: Flatiron Books, 2015.

MCWILLIAMS, J. Coca-cola mantém terceiro lugar no top 10 das marcas mais valiosas do mundo. Coca-Cola Brasil, 6 out. 2016. Disponível em: <https://www.cocacola brasil.com.br/historias/coca-cola-mantem-terceiro-lugar-no-top-10-das-marcas-mais-valiosas-do-mundo>. Acesso em: 06 mai. 2018.

MESSITTE, N. Artpop goes the weasel: three glimpses into the deflation of a superstar. Forbes, 13 dez. 2013. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/nickmessitte /2013/12/13/artpop-goes-the-weasel-3-glimpses-into-the-deflation-of-a-superstar/#78242 bcf6 a24>. Acesso em: 05 mai. 2018.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2009.

PADRÃO, M.; RIBEIRO, G. F. Há 10 anos, lançamento do primeiro iPhone iniciava revolução no mundo. UOL, 09 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 mai. 2018.

PARTRIDGE, K. Tony Bennett and Lady Gaga's cheek to cheek': track-by-track album review. Billboard, 22 set. 2014. Disponível em: <https://www.billboard.com/articles/6 259180/tony-bennett-lady-gaga-cheek-to-cheek-track-by-track-album-review>. Acesso em: 07 mai. 2018.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 12. ed. Elsevier, 1985.

REICH, H. Tony Bennett on Lady Gaga, and his dreams for his 90th birthday. Chicago Tribune, 4 ago. 2014. Disponível em: <http://www.chicagotribune.com/entertain ment/music/reich/ct-tony-bennett-lady-gaga-20140805-column.html>. Acesso em: 28 abr. 2018.

ROBBINS, R. Oscar Wilde. London and New York: Continuum International Publishing Group. 2011. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=rB_4HOXBc8kC& printsec=frontcover&dq=oscar+wilde&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwijuMnLj-3aAhUDD 5AKHeMaBhAQ6AEIKDAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 03 mai. 2018.

ROLLING STONE. Lady Gaga to debut joanne songs on dive bar mini-tour. ROLLING STONE, 02 out. 2016. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/news/lady-gaga-to-debut-joanne-songs-on-dive-bar-mini-tour-w442984>. Acesso em: 28 abr. 2018.

SAHLINS, M. História e cultura: apologias a tucídides. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=meC-9GBHklsC&printsec=frontco ver&dq=cultura+e+historia&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi48_zCmO3aAhXKHJ AKHX4wBhIQ6AEINTAC#v=onepage&q=arte&f=false>. Acesso em: 26 abr. 2018.

SARMENTO, C. Lady Gaga volta moça de família em joanne, disco reflexivo e emocional. O Globo, 16 out. 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com /cultura/musica /lady-gaga-volta-moca-de-familia-em-joanne-disco-reflexivo-emocional-2029 6761>. Acesso em: 27 abr. 2018.

SCHULTZ, D. E. Getting to the heart of the brand. Journal of Marketing Management, v. 10, n. 3, p. 8–9, sept./oct. 2001.

SOUZA, L. De fortuna a trocados: uma triste história do yahoo. Gazeta do Povo, 25 mai. 2017. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/manualdousuario/de-fortuna-trocad os-uma-triste-historia-do-yahoo/>. Acesso em: 05 mai. 2018.

SUMARES, G. Como o yahoo perdeu quase 100% de seu valor de mercado em 16 anos. Olhar Digital, 25 jul. 2016. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/pro/noticia/com o-o-yahoo-perdeu-quase-100-de-seu-valor-de-mercado-em-16-anos/60581>. Acesso em: 21 abr. 2018.

SUMARES, G. Yahoo é vendido por US$ 4,5 bilhões e CEO pede demissão. Olhar Digital, 14 jun. 2017. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/pro/noticia/yahoo-e-vendid a-por-us-4-5-bilhoes-e-ceo-pede-demissao/69028>. Acesso em: 26 abr. 2018.

SWAP, W.; LEONARD, D.; SHIELDS, M.; ABRAMS, L. Using Mentoring and Storytelling to Transfer Knowledge in the Workplace, Journal of Management Information Systems, 18:1, 95-114, 2001.

TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, ago. 1997.

WEIR, A. Gartner: windows phone market share collapses to 0.7% worldwide; android rises to 84.1%. Neowin, 20 mai. 2016. Disponível em: <https://www.neowin.net/ news/gartner-windows-phone-market-share-collapses-to-07-worldwide-android-rises-to-841> . Acesso em: 02 mai. 2018.

WHARTON. Balckberry não acreditava que iphone poderia ameaçar seu reinado nos smartphones. Canaltech, 25 mai. 2015. Disponível em: <https://canaltech.com.br/smartpho ne/blackberry-nao-acreditava-que-iphone-poderia-ameacar-seu-reinado-nos-smartphones-420 29/>. Acesso em: 27 abr. 2018.

WOOD, M. Lady Gaga, Tony Bennet a bad-dream team on cheek to cheek. LATIMES, 26 set. 2014. Disponível em: <http://www.latimes.com/entertainment/music/la-et-ms-review-lady-gaga-tony-bennett-bad-dream-team-cheek-to-cheek-20140926-story.html>. Acesso em: 14 maio, 2018.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZAMBELO, J. Com artpop, Lady Gaga se aproxima da arte, mas só no discurso. Veja, 10 nov. 2013. Disponível: <https://veja.abril.com.br/entretenimento/com-artpop-lady-gaga-se-aproxima-da-arte-mas-so-no-discurso/>. Acesso em: 07 mai. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-08

Comment citer

Simões, I. B., Gonçalves, C. A., Gonçalves, M. A., Silva, S. da C. D., & Melo, E. S. (2019). Entre The Fame e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócio em ambientes competitivos. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 384–401. https://doi.org/10.5902/1983465937480

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2