Adoção de tecnologia da informação e sua relação com a gestão de negócios em Micro e Pequenas Empresas (MPES)
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983465913012Résumé
É amplamente reconhecida a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para um país atingir e sustentar o seu desenvolvimento socioeconômico. Na medida em que a aquisição de tecnologia da informação (TI) se torna mais acessível financeiramente, populariza-se o seu uso nos negócios dessas empresas. O presente artigo tem por objetivo compreender melhor a adoção da TI e sua associação com diferentes atividades administrativas nas MPEs. Realizou-se uma pesquisa survey com 4.341 MPEs localizadas no Rio Grande do Sul, cujos respondentes foram os proprietários de suas empresas. O instrumento utilizado avaliou dez dimensões da gestão de negócios: Planejamento, Clientes, Pessoas, Fornecedores, Qualidade e Produtividade, Ponto de Venda, Estoques, Vendas, Crédito e Caixa, além de outras variáveis categóricas. Os resultados mostram diferenças significativas entre as empresas informatizadas e não informatizadas, tanto em termos do seu perfil quanto na gestão de negócios das empresas que adotaram computadores e internet. Também o estudo revelou uma relação positiva entre a quantidade de recursos computacionais disponibilizados na empresa e o nível de atividades administrativas realizadas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This journal remains the copyright holders of articles published. In order to be published, authors must sign the Copyrights Letter, which is sent to the authors by e-mail, thus granting rights, including on translation, to ReA/UFSM. The journal grants third parties the right to use, reproduce, and share the article according to the Creative Commons license agreement (CC-BY 4.0), as stated in the article’s PDF documents.