A relação entre as competências de um parque tecnológico e a competitividade de empresas do setor de TI nele residentes: análise do caso TECNOPUC
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910929Resumo
Os parques tecnológicos vêm ao longo dos anos atraindo organizações que buscam competitividade por meio da inovação e cooperação tecnológica. Diante disso, este estudo buscou evidenciar a relação entre as competências de um parque tecnológico, o TECNOPUC, e a competitividade das empresas de Tecnologia da Informação (TI) lá instaladas. Realizou-se, para isso, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, envolvendo experts no tema, gestores do parque e gestores de sete empresas lá residentes. Como resultado, evidenciou-se a percepção de que as principais relações entre as competências do Parque e a competitividade das empresas são constituídas pela marca TECNOPUC e pelo ambiente de trabalho proporcionado pelo parque. Os gestores entrevistados parecem estar no Parque em busca de oportunidades de negócios com as grandes corporações, focando suas ações na diminuição de custos para conquistarem maior competitividade. Mais do que desenvolver ou vender tecnologia, a prioridade parece ser a de vender serviços e produtos. Com isso, ações voltadas ao estímulo e à promoção da pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e a inovações, tais como a execução de projetos conjuntos, por exemplo, ainda não são priorizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


